Casa Castelo / atelierJTVQ

Casa Castelo / atelierJTVQ - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: atelierJTVQ; atelierJTVQ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Colaboradores: Inês Oliveira, José Tavares
  • Arquiteto Responsável: Jordana Tomé, Vitor Quaresma
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Luís Ferreira Alves

LOCAL

Sita num dos lotes de um conjunto que desenha uma única frente da Rua que liga o centro histórico da cidade de Setúbal ao Castelo de S. Filipe e privilegia da vista extraordinária a Sul para a Serra da Arrábida e o Rio Sado. Esta frente de edifícios de habitação de finais do séc. XIX tem vindo ao longo dos tempos a ser desvirtuada através de várias alterações ou novas edificações. 

© Luís Ferreira Alves
Corte

PROGRAMA | INTENÇÕES

Requalificar o seu uso enquanto habitação unifamiliar através de uma ampliação que se desenvolve em dois pisos que retire o máximo partido da relação do panorama para a de Serra e Rio. 

Reabilitar a fachada existente para dar continuidade à frente de rua, parte integrante do bairro histórico onde se insere.

© Luís Ferreira Alves
Elevação - Corte

PROPOSTA

Para além da fachada, optou-se por manter um pátio, conforme modelo original, o qual permite uma ventilação transversal na casa e serve como entrada de luz. As zonas sociais da casa, de maior permanência, localizam-se do lado Sul, usufruindo da vista, enquanto a cozinha e instalações sanitárias, localizam-se a Norte, retirando partido do pátio, para ventilação e iluminação. Os quartos localizam-se no piso térreo, a um nível mais alto da rua para maior privacidade, a sala e cozinha no piso 1 e outra sala de uso mais versátil no piso 2 desfruta de um terraço a Sul. A ampliação surge como uma varanda sobre a fachada existente, projetando o espaço interior para a paisagem.

© Luís Ferreira Alves
© Luís Ferreira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Castelo / atelierJTVQ" [Castelo House / atelierJTVQ] 20 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869071/casa-castelo-atelierjtvq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.