Paisagem Quebrada - Memorial Gordan Lederer / NFO + Petar Barišić

Paisagem Quebrada - Memorial Gordan Lederer / NFO + Petar Barišić - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: NFO, Petar Barišić; NFO, Petar Barišić
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bosnic&Dorotic
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bega
© Bosnic&Dorotic

Descrição enviada pela equipe de projeto. O concurso público para o Memorial Gordan Lederer foi anunciado pela Companhia de Radiotelevisão Croata (CRC) em 2014 como parte do plano para marcar todas as locações onde fotógrafos e operadores de câmeras da companhia foram mortos durante a guerra dos anos 90 na Croácia. Gordan Lederer foi morto em Agosto de 1991 por um tiro de sniper enquanto filmava na montanha de Čukur, na região de Bania. 

© Bosnic&Dorotic

O Concurso foi vencido por NFO architecture studio e o escultor Petar Barišić com uma proposta chamada de 'Paisagem Quebrada'. O memorial foi inaugurado em 2015 no 24º aniversário da morte de Lederer.

© Bosnic&Dorotic

O Memorial Gordan Lederer surgiu como um processo multidisciplinar entre arquitetura e escultura. A dualidade desenvolveu um projeto que combina diferentes abordagens à mesma questão, compreendendo o problema através de uma série de aspectos. 

Corte

Desde o início estava claro que a base do projeto já estava estabelecida com a localização onde Lederer fez sua última sessão. O desafio da localização, a montanha Čukur, que oferece vistas impressionantes do Vale do Rio Una, se tornou o ponto de partida para todos os conceitos. Discussões e croquis que marcaram a maior parte do processo criativo levaram à ideia que se manteve claro e livre de camadas desnecessárias de significado ou expressividade mas ainda com a oportunidade para interpretações individuais. 

© Bosnic&Dorotic

Consiste de um caminho de acesso e uma lente de câmera quebrada. O caminho, desenhado como uma rota da vida de Lederer é marcado por vigas de concreto dispostas na grama que estão presas umas as outras com elementos metálicos em preto, marcadas com gravações em negativo com o ano de sua vida, uma interpretação dos frames de um filme. O caminho continua através do terreno natural que leva à ultima viga; um memorial platô sem número, que marca a sua morte. A área do platô possui uma quantidade reduzida de bancos, que aparecem como parte do caminho que levemente se erguem do chão indicando o final do caminho e marcando a vista final, em um sentido figurado e literal. Através do texto presente no platô, "... agora que as manhãs de agosto são tranquilas e pacíficas, uma melancolia nos olhos de Gordan Lederer irradiam no entardecer de Banija" o visitante entra em contemplação e observa as lentes. 

© Bosnic&Dorotic

A lente por si, posicionada na grama em frente ao platô, direciona as vistas dos visitantes ao vale, numa alusão às últimas tomadas do trabalho de Lederer. A membrana de vidro fracionada por um tiro de sniper faz os visitantes pararem em reflexão e os confronta com a realidade dos eventos desta localização. Um círculo perfeito de aço inoxidável sugere a continuidade da vida, emoldurando as vistas da mesma paisagem filmada 24 anos atrás no mesmo local. Visto a partir do Vale do Rio Una, o memorial é desmaterializado a medida que o sol reflete na superfície da lente quebrada.

Planta

Este projeto foi nomeado ao Prêmio da União Europeia para a arquitetura contemporânea - Prêmio Mies van der Rohe de 2017

© Bosnic&Dorotic

Descrição do Produto:  O caminho de acesso consiste de vigas de concreto emolduradas com elementos metálicos em preto dispostas na grama. Cada viga é marcada com um ano da vida de Gordan Lederer. A lente distante 10 metros do platô do memorial é feita de três camadas de vidro laminado, no total de 4 cm de espessura. O vidro do meio recebeu um tiro de sniper, e tem suas partes seguras pelas camadas externas de vidro. A moldura da lente é um anel de aço inox (74 x 59 cm) com um diâmetro externo de 4,4 m, posicionada na grama com um total de 4 m de altura. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Paisagem Quebrada - Memorial Gordan Lederer / NFO + Petar Barišić" [Broken Landscape - Gordan Lederer Memorial / NFO + Petar Barišić] 18 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869025/paisagem-quebrada-memorial-gordan-lederer-nfo-plus-petar-barisic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.