Casas ZEN / Petr Stolín Architekt

Casas ZEN / Petr Stolín Architekt - Mais Imagens+ 37

  • Arquitetos: Petr Stolín Architekt; Petr Stolín Architekt
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  75
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Czech Pan, Magniplast, VELUX Commercial
  • Autores: Petr Stolín, Alena Mičeková
  • Cidade: Liberec
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. De acordo com a encomenda, a futura residência deveria ser criada a partir de um determinado produto - os módulos de produção básica chamados de SIP (Painel Estrutural Isolado).

© Alexandra Timpau
Planta - Térreo
© Alexandra Timpau

A filosofia destas casas é baseada na simplificação absoluta das definições de habitação e desenvolvimento. O perímetro das casas determina o espaço interior, que está desconectado de todos os atributos de uma casa clássica. Quanto ao exterior, ambos os volumes separam três áreas de estar externas - públicas, semipúblicas e privadas. Graças à composição da implantação e as aberturas para vistas estratégicas, a paisagem vizinha é sempre acessível.

© Alexandra Timpau

O interior não parece confinado apesar da largura exterior da casa ser de 3 metros. O espaço interior flui para as vistas. No entanto, as proporções bem equilibradas permitem uma experiência espacial única. Os residentes tem contato visual mútuo inclusive entre as casas e o átrio interior é convertido em outro ambiente para eles. A fachada deve parecer com uma finar camada transparente que permite ao espectador perceber a massa da casa.

© Alexandra Timpau
Isométrica Explodida
© Filip Šlapal

A severidade e simplicidade destes objetos é inspirada na arquitetura japonesa contemporânea. O caráter experimental das casas foi o ponto de partida conceitual. No entanto, a austeridade deliberada das formas alcançadas definitivamente traz novas qualidades de estilo de vida a um entorno construído desta maneira. No entanto, o leve contraste entre lar e escritório demonstra que o sistema pode ser adaptável a uma variedade de soluções individuais e, a este respeito, cumpre o conceito de uma tipologia de construção.

© Filip Šlapal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas ZEN / Petr Stolín Architekt" [ZEN-Houses / Petr Stolín Architekt] 25 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867852/casas-zen-petr-stolin-architekt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.