Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Sede BNL-BNP Paribas / 5+1AA Alfonso Femia Gianluca Peluffo

Sede BNL-BNP Paribas / 5+1AA Alfonso Femia Gianluca Peluffo

© Luc Boegly © Luc Boegly © Luc Boegly © Luc Boegly + 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 75000.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2016
  • Fotógrafo Fotografias: Luc Boegly
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Estel, Skyfold
  • Autores

    Alfonso Femia, Gianluca Peluffo, Simonetta Cenci
  • Equipe

    Alfonso Femia, Alessandro Bellus
  • Cliente

    BNP Paribas Real Estate
  • Diretores do Projeto

    Alessandro Bellus, Marco Corazza, Gabriele Filippi, Francesca Raffaella Pirrello
  • Equipe de Projeto

    Alfonso Femia, Gianluca Peluffo, Simonetta Cenci, Annalura Spalla, Alessandro Bellus, Marco Corazza, Gabriele Filippi, Marzia Menini, Sara Sartini, Maria Michela Scala, Daniele di Matteo, Sara Massa, Vanesa Carbajo Fernandez, Roberta Nardi, Francesca Zampetti
  • Colaboradores

    Gianmatteo Ferlin, Michela Lucariello, Paolo Oliva, Eleonora Zinghinì, Etienne Bourdais, Stefano Cioncoloni
  • Área de Uso

    39.000 m2
  • Custo

    83 M euro
  • Certificação Meio-ambiental

    BBC Classe A Cened Certi cation Leed Gold
Mais informações Menos informações
© Luc Boegly
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da nova sede da BNL faz parte de um contexto particular e único. Único porque a natureza do contexto é uma superposição de infraestruturas que estão separadas por duas importantes zonas urbanas de Roma, graças à construção da estação de alta velocidade ferroviária, o que leva a um novo papel, não apenas em termos de serviço, mas também como "lugar urbano". Consideramos importante que o novo edifício desenvolva um diálogo com o complexo adjacente da estação ferroviária de Tiburtina, com suas características principais caracterizadas pelo tamanho e horizontalidade. O diálogo não precisa ser direto, mas deve ter referências tanto às perspectivas como aos diferentes níveis da estação, e também um papel diferente (a estratificação horizontal) na nova paisagem urbana.

© Luc Boegly
© Luc Boegly
Corte
Corte
© Luc Boegly
© Luc Boegly

Nosso objetivo é satisfazer as necessidades funcionais com um edifício capaz, em sua autonomia e identidade, de pertencer ao contexto urbano da Estação Tiburtina e ao mesmo tempo ser representativo tanto para a cidade como para seus usuários.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

A partir destas considerações, é feita uma proposta para um edifício que seja capaz de se relacionar de maneira diferente ao noroeste com o distrito Pietralata, e ao sudeste, com o complexo da Estação Tiburtina de forma reflexiva e desvanecida, na qual sua percepção é principalmente dinâmica e diferente, quase como se tivesse em movimento perante o contexto urbano. Olhando para o norte, a percepção é estática transparente e material.

© Luc Boegly
© Luc Boegly
Corte
Corte
© Luc Boegly
© Luc Boegly

Deste modo, o edifício assume diferentes papéis que levam nossa imaginação a importantes obras de artistas e cineastas contemporâneos que trataram os temas de percepção e "reflexão"da realidade. 

© Luc Boegly
© Luc Boegly

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Roma Tiburtina, 00162 Roma, Itália

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede BNL-BNP Paribas / 5+1AA Alfonso Femia Gianluca Peluffo" [BNL-BNP Paribas Headquarters / 5+1AA Alfonso Femia Gianluca Peluffo] 24 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867826/sede-bnl-bnp-paribas-5-plus-1aa-alfonso-femia-gianluca-peluffo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.