

Descrição enviada pela equipe de projeto. As duas casas "Im Wygärtli" estão localizadas em um jardim na encosta sul de Hofstetten. Os edifícios estão situados em toda a encosta e são acessados a partir do norte no nível do piso superior, que oferece uma bela vista para as primeiras colinas das Montanhas Jura. A forma curvada do telhado cria sua própria topografia, que conecta os dois andares e transforma a implantação em uma encosta como parte do conceito de projeito. No interior, uma escada de um único lance fornece a conexão espacial entre o hall de entrada no piso superior com os dormitórios abaixo. A escada dinâmica e aberta cria uma forte referência entre os dois pavimentos. Também permite que a luz do dia ingresse no banheiro translúcido - construído de blocos de vidro que dividem e estruturam o pavimento inferior.



O efeito dos tetos curvados no interior é realçado pela escolha reduzida e honesta de materiais: telhados de concreto, pisos de concreto tingido e paredes de gesso branco. No exterior, as fachadas são desenvolvidas para apoiar o conceito volumétrico. Um uso econômico e considerado do espaço residencial contribui com a sustentabilidade, assim como o uso de materiais sem revestimentos e serviços de construção eficientes como bomba de calor, painéis solares térmicos e ventilação confortável.



O projeto é um exemplo de uma modesta densificação de terrenos em zonas rurais. A relação entre os novos edifício, a residência e os jardins existentes eram essenciais. O projeto das duas casas, inspirado nas particularidades topográficas do terreno, permite uma integração ótima do terreno existente, marcando sua presença, espaço e vistas para a vila.

As placas de policarbonato de onda luminosa são o preenchimento entre as frentes da laje de concreto. Isto apóia o conceito volumétrico de ondas e formas curvas como uma reação ao declive do terreno.
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Março 22, 2017


















