Vinícola Zuccardi no Valle de Uco / Tom Hughes + Fernando Raganato + Eugenia Mora

Vinícola Zuccardi no Valle de Uco / Tom Hughes + Fernando Raganato + Eugenia Mora - Mais Imagens+ 18

San Carlos Department, Argentina
  • Arquitetos: Eugenia Mora, Fernando Raganato, Tom Hughes; Tom Hughes, Fernando Raganato, Eugenia Mora
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8841
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ASPEN Lumiere, Alvarez & Blaco, FAMIQ, Industrias ASA
  • Equipe: Fernando Raganato, Tom Hughes, Eugenia Mora
  • Cálculos Estruturais: Eng. Juan Camps
  • Paisagismo: Eduardo Vera
  • Instalações Elétricas: Eng. Nestor Armendariz
  • Tratamento De Efluentes: Eng. Juan Pablo Rojas
  • Construção: Santiago Monteverdi Construcciones Civiles
  • Cidade: San Carlos Department
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© estudio García+Betancourt

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta vinícola está localizada em Paraje Altamira, no distrito de San Carlos à 130 km ao sul de Mendoza. À 1100 metros acima do nível do mar, Paraje Altamira é uma localidade envolta por vinícolas e está no coração do Valle de Uco, junto à Cordilheira dos Andes, e possui reconhecimento mundial pela qualidade dos vinhos graças a sua localização privilegiada.

© estudio García+Betancourt

Dentro deste contexto, o turismo de vinhos tem ganhado grande importância não apenas para a indústria, mas também por seu turismo em si, como o surgimento de novas atividades e infraestrutura relacionada à indústria do vinho em áreas outrora exclusivamente rurais, como hotéis, gastronomia local e empreendimentos imobiliários.

© estudio García+Betancourt

A proposta arquitetônica responde à dois objetivos essenciais: por um lado o edifício que é funcional às necessidades agrônomas aliados aos aspectos enológicos que seguem requerimentos operacionais e técnicos exigidos pelo processo de produção de vinho de alta qualidade. Por outro lado, o aspecto turístico, onde o visitante tem papel chave, aliado com a impressionante paisagem do entorno.

© estudio García+Betancourt

A Vinícola Zuccardi em si é um tributo aos Andes; o edifício parece emergir diretamente do solo para se tornar parte da montanha, buscando integração e equilíbrio visual para diminuir seu efeito na paisagem.

© estudio García+Betancourt

Do ponto de vista produtivo, a vinícola é projetada em um forte eixo que conecta todas suas áreas operacionais. É similar à uma espinha dorsal, repetida nos três pavimentos. O subsolo contém os tonéis de vinho, o piso térreo contém todo o processo produtivo e o laboratório, a área de administração e os portões de tanques estão no primeiro andar.

Planta

O sistema produtivo acontece por gravidade, com as uvas que entram da área de colheita, para seguir um rigoroso processo de seleção. São então depositadas em grandes barris que são elevados e transportados para serem depositados nos tanques, iniciando o processo de fermentação.

© estudio García+Betancourt

O processo está disposto em formato de U e é organizado em torno de um grande terraço central que garante operação ágil e confortável, a salvo das condições meteorológicas da região. 

© estudio García+Betancourt

A vinícola é quase completamente feita de concreto armado, explorando diferentes acabamentos. Grandes encostas revestidas com pedras emergem do solo com força tectônica. Volumes pesados e robustos parecem corpos emergindo na superfície, mostrando as características do solo como maneira de expressar sua própria identidade. O uso de elementos locais, como areia e água do Rio Tunuyán foi priorizado, assim como a mão de obra local.

© estudio García+Betancourt

O edifício principal emerge do solo exibindo as formas dos tonéis de vinho, resultado de anos de experiência da equipe de enólogos, são feitos de concreto pré-fabricado. Toda a área interna, entorno e equipamentos foram resolvidos com o mesmo material dando uma aparência homogênea, onde estratégicas linhas de luzes preenchem a parede com um brilho natural. Esse efeito deixa os tonéis e o espaço exposto com uma ambiência de caverna. 

© estudio García+Betancourt

Entre as paredes estruturais emerge um domo metálico, que representa o universal e o eterno. Este elemento destaca as condições especiais do local, refletindo luz do sol e o céu em diferentes horas do dia nesta paisagem de montanha. Dentro do edifício, há uma sucessão de áreas de armazenamento de vinhos e de degustação, representando a passagem do tempo e a projeção para o futuro. Sob o domo está uma escultura metálica de Guillermo Rigattieri suspensa no ar. 

Fachada

Do momento que se aproxima das altas paredes majestosas do exterior e à medida que se avança na visita à vinícola, o visitante descobre diferentes espaços que brincam com o jogo de luzes, as mudanças de temperatura, o silêncio e os ecos, fazendo com que experimente o processo de fabricação do vinho e se sinta seduzido pela atmosfera.

© estudio García+Betancourt

Fazer vinhos que respeitem a identidade local é uma atividade única, resultado de um processo de pesquisa e desenvolvimento. Implica comprometimento e paixão não apenas pelos vinhedos, mas também pela vinícola. É uma atividade que busca compreender o local e suas características específicas. Seguindo estas premissas, o projeto é um espelho de sua dualidade, o aspecto técnico e sua localização conjugados proporcionam uma experiência memorável. 

© estudio García+Betancourt

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Carlos Department, Mendoza, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vinícola Zuccardi no Valle de Uco / Tom Hughes + Fernando Raganato + Eugenia Mora" [Zuccardi Winery in Valle de Uco / Tom Hughes + Fernando Raganato + Eugenia Mora] 23 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867643/vinicola-zuccardi-no-valle-de-uco-tom-hughes-plus-fernando-raganato-plus-eugenia-mora> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.