Residência GS / MWS arquitectura

Residência GS / MWS arquitectura - Mais Imagens+ 50

Ascochinga, Argentina
  • Arquitetos: MWS arquitectura; MWS arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Anwo, Baxi, Domus Furniture, Domus Tiles, Incoser, MACON, Ventachap, ferrum
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Passar desapercebido e construir uma residência de 750 m são duas características que não deveriam aparecer na mesma frase, entretanto, estes dois requerimentos estão presentes neste projeto.

© Gonzalo Viramonte

Trata-se de um projeto de uma residência de veraneio e para a aposentadoria no futuro, destinada à uma família que hoje vive em Córdoba, porém, possui grande parte da sua vida afetiva e também laboral na área de Ascochinga, 60 km ao norte da cidade, entre áreas rurais e os pés da montanha de Sierras Chicas.

© Gonzalo Viramonte

O local escolhido para a construção é um terreno repleto de acácias, com aproximadamente um hectare, margeado por um desfiladeiro ao sul e oeste onde corre o rio e coincide com as melhores vistas.

© Gonzalo Viramonte
Planta
© Gonzalo Viramonte

O programa, ao contrário do que se poderia suspeitar, não possui nada fora do comum, somente é muito generoso em cada ambiente e (por requerimento do comitente) tudo se desenvolve no mesmo nível, um "L" que aproveita as vistas a oeste e sul. 

© Gonzalo Viramonte

Podemos contar com quatro dormitórios, cozinha, sala de estar, jantar, estúdio, garagem, espaços técnicos, circulações e, claro, grandes galerias. 

© Gonzalo Viramonte

Compactar todo este programa em busca de um menor volume seria um erro, sobretudo levando em conta que dispomos de muito terreno e paisagens belíssimas, é por isso que apareceram vários pátios "oxigenando" a monotonia da simples sucessão dos diferentes espaços interiores. 

Axonométrica

A qualidade espacial desta residência fica a cargo das mencionadas galerias, em relação aos pátios e a imponente paisagem, que é o que confere sentido a todo o projeto. Nesses espaços, que não estão nem dentro e nem fora, reside essa condição que diferencia a vida urbana dessa outra mais relaxada e bucólica. 

© Gonzalo Viramonte

Por fim, aspiramos que esta residência fosse uma construção sem idade, atemporal, distanciada de qualquer modismo passageiro e acreditamos que a melhor ferramenta para conseguir este propósito reside na materialidade. 

© Gonzalo Viramonte

Esta cultura material reflete na forma construtiva e nos trabalhadores que a fazem possível, falamos de pedra, madeira, concreto, perfis de aço, elementos que conferem o verdadeiro caráter a obra e a fazem dispensar qualquer discurso supérfluo. 

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência GS / MWS arquitectura" [GS House / MWS arquitectura] 18 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867451/residencia-gs-mws-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.