Pajubar / Grená Arquitetura

Pajubar / Grená Arquitetura - Imagem 2 de 13Pajubar / Grená Arquitetura - Mesa, CadeiraPajubar / Grená Arquitetura - PortaPajubar / Grená Arquitetura - CadeiraPajubar / Grená Arquitetura - Mais Imagens+ 8

Belo Horizonte, Brasil
  • Arquitetos: Grená Arquitetura; Grená Arquitetura
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felipe Gontijo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eliane, Marcenaria Sam Remo, Telas Expressa
  • Arquiteto Responsável: Gregório Fiorotti
  • Autores: Gregório Fiorotti, Renato Machado
  • Design Gráfico : Bruno Morais
  • Ilustrador: Paulo Marcelo Oz
  • Artista: 4y25
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Pajubar / Grená Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Felipe Gontijo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pedido dos clientes era que o bar fosse um espaço dinâmico com o serviço inspirado nos bares espanhóis, onde não há garçons e muitas pessoas ficam em pé.

Pajubar / Grená Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Felipe Gontijo

O piso original de concreto da loja, um imóvel da década de 70 no centro de Belo Horizonte, deu o tom do projeto com inspiração industrial. Tubulações expostas, revestimentos mais brutos, iluminação com peças aparentes são utilizadas sobre uma paleta de cores em preto e rosa.

Pajubar / Grená Arquitetura - Mesa, Prateleira, Cadeira
© Felipe Gontijo

A forte percepção de ponto de fuga central que se tem da entrada do bar e a diagonal definida pela rampa de garagem na lateral da loja foram ponto de partida para a pintura em dois tons de rosa que cria uma ilusão anamórfica. Assim temos uma grande assimetria na qual uma parede segue e reforça os pontos de fuga e a outra confunde a percepção e a referência de profundidade 

Pajubar / Grená Arquitetura - Prateleira, Cadeira
© Felipe Gontijo

Para gerar o espaço fluido para os usuários  os assentos foram distribuídos em mesas comunitárias, balcões altos e arquibancada ao invés das tradicionais mesas para quatro.

Planta
Corte Longitudinal

Ocupando grande parte da lateral da loja, o balcão revestido de cerâmica  fornece mais uma possibilidade de uso para os clientes e abriga o caixa, estoque e cabine do DJ. Sua área é demarcada pela iluminação em lâmpadas tubulares de led dispostas aleatoriamente e esse conjunto  gera um  contraponto ao painel com tipografia inspirado no pixo. 

Pajubar / Grená Arquitetura - Cadeira
© Felipe Gontijo

Para reforçar o aspecto urbano do painel , uma tela de alambrado foi posicionada sobre ele com iluminação embutida para destaque.

Pajubar / Grená Arquitetura - Janela
© Felipe Gontijo

A arquibancada foi feita com o reaproveitamento do mezanino existente no local. Sua parte superior é removível, transformando o conjunto em um palco para pequenas apresentações.Atrás dela, a área dos banheiros é antecedida por um lavabo com um jardim suspenso. Além de acrescentar um elemento verde ao espaço, as plantas filtram a iluminação pendente. Nos banheiros, paredes e tetos foram pintados com desenhos que seguem a temática quer do bar.

Pajubar / Grená Arquitetura - Mesa, Cadeira, Bancada
© Felipe Gontijo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Santos Dumont, 360, Centro, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pajubar / Grená Arquitetura" 24 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867164/pajubar-grena-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.