Casa R.A. / MOB Arquitetos

Casa R.A. / MOB Arquitetos - FachadaCasa R.A. / MOB Arquitetos - Fachada, JanelaCasa R.A. / MOB Arquitetos - Fachada, JardimCasa R.A. / MOB Arquitetos - FachadaCasa R.A. / MOB Arquitetos - Mais Imagens+ 15

Parque dos Novos Estados, Brasil
  • Arquitetos: MOB Arquitetos; MOB Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  440
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fellipe Lima
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armazém Fornari, ISOAL
Casa R.A. / MOB Arquitetos - Fachada
© Fellipe Lima

Solidez da Forma - Integração dos Ambienteis Sociais.

Situada em Campo Grande, região centro-oeste do Brasil, com clima predominantemente quente, a CASA R.A. é caracterizada por volumes independentes organizados para criar diferentes escalas de espaço interior e exterior. Possui 440,00m² de área construída distribuída em três níveis que setorizam o programa de forma clara e funcional: subsolo, térreo e superior.

Casa R.A. / MOB Arquitetos - Janela, Porta, Fachada, Cadeira
© Fellipe Lima

Concebido no ano de 2013 e possuindo um programa de necessidades extenso para o terreno de esquina, o partido buscou um melhor aproveitamento da área e a preservação da privacidade dos moradores. Assim, foi proposto que a garagem se localizasse no subsolo, expandindo a área útil do térreo e resultando em mais espaço para a área de lazer, bem como uma melhor divisão dos cômodos, conforme carta de ventos e insolação do local.

Planta
Casa R.A. / MOB Arquitetos - Fachada, Janela
© Fellipe Lima

No centro da residência, a circulação vertical ordena o fluxo do subsolo ao pavimento superior. À oeste da edificação encontra-se o setor de serviço, enquanto os ambientes de estar localizam-se ao sol da manhã. A área de lazer, situada no fundo do terreno, está diretamente ligada com esses dois setores por meio de painéis de correr envidraçados. O interno e o externo se integram e formam um grande salão. Para preservar a privacidade dos moradores e atender às normas do condomínio, que não permitem fechamento opaco na divisa com o passeio público, a área de lazer foi projetada abaixo do nível da calçada. 

Casa R.A. / MOB Arquitetos - Fachada, Janela
© Fellipe Lima

No pavimento superior localiza-se toda a área íntima dos moradores: quartos e sala íntima. Estes ambientes abrem-se para o sol nascente e aproveitam a vista para uma praça do condomínio; enquanto nas circulações, roupeiros foram incorporados à parede oeste, contribuindo na proteção térmica da fachada que recebe maior insolação.

Casa R.A. / MOB Arquitetos - Janela, Fachada
© Fellipe Lima

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa R.A. / MOB Arquitetos" 23 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867145/casa-ra-mob-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.