Casa Lagartixa / Paula Ribas + Gémeo Luís + Nuno Valentim

Casa Lagartixa / Paula Ribas + Gémeo Luís + Nuno Valentim - PortaCasa Lagartixa / Paula Ribas + Gémeo Luís + Nuno Valentim - FachadaCasa Lagartixa / Paula Ribas + Gémeo Luís + Nuno Valentim - JanelaCasa Lagartixa / Paula Ribas + Gémeo Luís + Nuno Valentim - Imagem 5 de 20Casa Lagartixa / Paula Ribas + Gémeo Luís + Nuno Valentim - Mais Imagens+ 15

Ariz, Portugal
  • Cliente: Joana Ribas
  • Organização: Nuno Valentim, Arquitectura e Reabilitação, Lda
  • Engenharia: GEPEC – Gabinete de Estudos e Projectos de Engenharia Civil da Trofa, GET –
  • Gestão De Energia Térmica, Ohm E: Gabinete de Engenharia Electrotécnica, Vasco Peixoto de Freitas, Consultadoria
  • Cidade: Ariz
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Lagartixa / Paula Ribas + Gémeo Luís + Nuno Valentim - Fachada
© João Ferrand

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Lagartixa é fruto de um compromisso sustentável. A sua implantação ajustada ao terreno existente e integrada na paisagem prescindiu deliberadamente da demolição de árvores; já o sistema de construção obedeceu a princípios de economia e de adoção de soluções tradicionais, recuperando valores cruciais e promovendo relações harmoniosas ao nível arquitetónico, paisagístico e social. 

Casa Lagartixa / Paula Ribas + Gémeo Luís + Nuno Valentim - Floresta
© João Ferrand

As medidas estruturais e infraestruturais implementadas no edifício e a sua relação com o meio envolvente visam promover um ciclo vital equilibrado e autoalimentado. 

Casa Lagartixa / Paula Ribas + Gémeo Luís + Nuno Valentim - Imagem 19 de 20
Planta, Elevações e Cortes

A utilização da cortiça, material de grande abundância no território português, agrega diversas valências e possui uma enorme eficácia térmica. Esta eficácia foi otimizada através da cobertura geral do edifício, resolvendo o isolamento térmico pelo exterior do edifício.

Casa Lagartixa / Paula Ribas + Gémeo Luís + Nuno Valentim - Janela
© João Ferrand

A orientação e a forma da habitação permitiram tirar partido da melhor insolação dos diversos compartimentos. O sombreamento é regulável consoante a orientação solar através de portadas desenhadas para o efeito. 

Casa Lagartixa / Paula Ribas + Gémeo Luís + Nuno Valentim - Fachada, Jardim
© João Ferrand

A Casa assenta numa laje sobrelevada do terreno que permite a drenagem natural das águas pluviais. Foi implementado um sistema de rega com água reutilizável, revitalizando a linha de água que atravessa o terreno. Estas condições garantiram a plantação e a manutenção de novas espécies arbóreas de fruto. Adoptaram-se ainda energias renováveis: os painéis solares solucionam o aquecimento das águas sanitárias; e o uso de caldeira alimentada a pellets biodegradáveis resolve o aquecimento geral.

Casa Lagartixa / Paula Ribas + Gémeo Luís + Nuno Valentim - Imagem 20 de 20
Detalhes

Aos valores materiais da Casa Lagartixa agregam-se valores simbólicos. O nome serve de metáfora para a sensibilização da biodiversidade enquanto valor fundamental para a sustentabilidade; recorda como em muros e construções a Lagartixa encontra abrigo; valoriza a narrativa como recurso humano na tradição oral comunitária da região.

Casa Lagartixa / Paula Ribas + Gémeo Luís + Nuno Valentim - Porta
© João Ferrand

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Lagartixa / Paula Ribas + Gémeo Luís + Nuno Valentim" 16 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867142/casa-lagartixa-paula-ribas-plus-gemeo-luis-plus-nuno-valentim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.