Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto

Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 2 de 37Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 3 de 37Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 4 de 37Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 5 de 37Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Mais Imagens+ 32

Obidos, Portugal
  • Colaboradores: Ricardo Soares Martins, Robbie Hyde, Emanuel Placido, Claudio Soares
  • Cidade: Obidos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 24 de 37
© Joao Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está na Praia del Rey nos arredores da cidade histórica de Obidos, Portugal. A área é caracterizada por casas modernas em estilo neo-tradicional, fazendas antigas, campos de golf e está rodeada por floresta de coníferas.

Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 4 de 37
© Joao Morgado

Os clientes queriam construir uma casa sustentável, com ares modernos e linhas claras que respondesse ao seu ambiente. Deveria permitir a família interagir uns com os outros e com a paisagem de entorno.

Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 2 de 37
© Joao Morgado
Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 29 de 37
Planta - Térreo
Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 15 de 37
© Joao Morgado

O terreno possui orientação sudeste repleta de árvores com vistas para um famoso campo de golfe e o oceano atlântico ao fundo. É acessado por uma rua local; o terreno possui suave inclinação para o campo de golfe com algumas árvores coníferas antigas dentro da área privada.

Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 27 de 37
© Joao Morgado

O principal acesso de pedestres a partir da rua para a casa é por uma ponte que leva ao térreo. Este é o coração da casa, onde estão as áreas sociais. Existe ainda um acesso separado para veículos no pavimento inferior, sob a ponte; este pavimento também abriga as instalações de serviço, garagem e adega. O térreo acomoda a sala de estar, cozinha, lavanderia, sala de jantar interna e externa e ala destinada à hóspedes. Para subir ao primeiro pavimento, uma escadaria naturalmente iluminada em um pé direito duplo leva aos três quartos, um banheiro e a suíte master. 

Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 20 de 37
© Joao Morgado

O layout do volume de três pavimentos foi projetado para facilitar ao máximo o desfrute das vistas nas orientações sul e leste. A planta em forma de 'L' do térreo envolve uma piscina de borda infinita com as áreas de jantar e lounge de frente pro mar. O grande balanço destes espaços permite a proteção solar e uma transição para um grande terraço acessível de qualquer parte do térreo. As grandes áreas envidraçadas podem ser abertas uma vez que as janelas são de correr e ficam ocultas nas paredes, incentivando esta conexão.

Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 16 de 37
© Joao Morgado

Ao redor da casa os jardins atuam como zona de amortecimento conformando uma conexão real e visual com a floresta do entorno. Árvores maduras foram plantadas entre forrações e vegetação arbustiva nativa nas orientações oeste e sul. Ao norte e leste, vegetações de pequeno porte e forrações fazem a transição para os campos de golfe sem obstruir as vistas. Uma grande área envidraçada na sala de jantar e cozinha permitem que a paisagem faça parte da casa e se relacione com o terraço, permitindo que grandes quantidades de luz natural penetrem o interior da casa.

Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 17 de 37
© Joao Morgado
Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 33 de 37
Cortes
Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 5 de 37
© Joao Morgado

Parte do conceito de projeto foi revestir os pavimentos inferiores com pedra local, como se fossem escupidos da natureza e para contrastar com o volume branco do primeiro pavimento. Esta estratégia é acentuada com o desenho dos jardins que permite que a vegetação cresça sobre a pedra e envolva o térreo. As aberturas aqui foram intencionalmente reduzidas para proporcionar maior privacidade. 

Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 8 de 37
© Joao Morgado

A casa foi projetada para maximizar os ganhos solares sem superaquecer. Aqui estão presentes o aquecimento solar, bombas de calor de fonte de ar para aquecimento, grandes janelas e painéis deslizantes e venezianas internos. Isso permite conforto ao longo do ano com custos mínimos.

A casa está repleta de luz e também de privacidade, garantindo uma experiência positiva de seus usuários a curto e longo prazo.

Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto - Imagem 12 de 37
© Joao Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Obidos / Russell Jones Architects + RSM arquitecto" [House Obidos / Jones Architects + RSM arquitecto] 10 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806840/casa-obidos-russell-jones-architects-plus-rsm-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.