Residência Contorcida / ifdesign

Residência Contorcida / ifdesign - Mais Imagens+ 13

Como, Itália
  • Arquitetos: ifdesign; ifdesign
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lombarda Graniti, Mutina, Vetro G
© Andrea Martiradonna

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa é uma residência unifamiliar situada em um difícil contexto, a 50 quilômetros de Milão, na Itália. O entorno é caracterizado por edifícios de vários pavimentos que a rodeiam.

© Andrea Martiradonna

Devido à esta característica, a residência procura proteger-se reduzindo as aberturas voltadas para o exterior tanto quanto possível. Deste modo, compensa-se tal gesto com pátios grandes ou pequenos, tanto fechados quanto abertos, que conferem luz aos espaços interiores de uma maneira mais adequada. 

© Andrea Martiradonna

A cobertura reafirma este propósito. O granito cinza canadense cobre todo o edifício para simbolizar a ideia de proteção, com exceção das paredes onde o volume é revestido por elementos de gesso, igualmente cinza. 

© Andrea Martiradonna

Desta maneira, a edificação procura abrir-se para cima:

A inclinação da cobertura, com bruscas dobras, procura buscar a luz zenital em uma atitude quase gestual , gerando três feixes de luz na sala de estar, na cozinha e na sala de meditação. 

© Andrea Martiradonna

A forma da cobertura é alterada, "movendo" a sequência de linhas.

Corte

Desta forma, nos espaços interiores se enfatiza o valor da luz. Do ponto de vista tipológico, o projeto busca novas combinações dependendo da mudança na estrutura familiar e no uso dos espaços de estar contemporâneos que parecem ter mudado radicalmente nos últimos anos. 

© Andrea Martiradonna

O arquiteto italiano Cesare Cattaneo assumiu na 'casa da família cristiana' uma hipótese de crescimento do organismo construtor; Os novos paradigmas que assumem a evolução das famílias do nosso tempo exigem uma profunda reflexão sobre o espaço dos novos modelos de estar.

Planta

O que se propõe é a capacidade de sobreviver a configurações posteriores, ao menos em alguns espaços chave da residência, mas também um organismo com uma estrutura espacial capaz de crescer no futuro. 

© Andrea Martiradonna

Portanto, o projeto não está completamente saturado devido ao volume permitido para o lote, pois somente ocupa como uma matriz, a qual deixa vazios e organiza as habitações ao longo de um eixo Norte-Sul, esperando ser complementada no futuro. 

© Andrea Martiradonna

Descrição do produto. A cobertura afirma o princípio de proteger a casa dos arredores. O granito cinza canadense envolve toda a edificação para simbolizar esta ideia de proteção, com exceção das paredes onde o volume é subtraído pelos pátios de gesso cinza. 

© Andrea Martiradonna

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Contorcida / ifdesign" [Wigglyhouse / ifdesign] 09 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806777/residencia-contorcida-ifdesign> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.