Casa Montblanc / Studio Velocity

Casa Montblanc / Studio Velocity - Mais Imagens+ 8

Okazaki, Japão

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa com um pequeno salão de beleza no primeiro nível. Uma casa para uma família de quatro pessoas: um jovem casal que gerencia o salão, sua menina de 3 anos e seu recém-nascido.

Plantas

O terreno, cercado por casas vizinhas em 3 direções, está em uma área residencial tranquila. A maioria das casas na área tem apenas 2 andares e é possível ver as montanhas ao longe.

© Kentaro Kurihara

No entanto, as casas e apartamentos vizinhos localizam-se próximos ao terreno, com as suas janelas se abrindo para ele. Por isso, comecei a pensar em uma maneira de criar um espaço aberto em um terreno tão fechado. O edifício tem uma forma tradicional de cobertura de duas águas, com um espaço contínuo exterior do 1º ao 3º andar sob um grande telhado inclinado. Cinco grandes aberturas no telhado inclinado trazem iluminação e ventilação naturais, bem como a paisagem para dentro do edifício.

As janelas, como "vazios", sem subdivisões, têm uma escala totalmente diferente das janelas das casas vizinhas. É por isso que há uma escala maravilhosa ao redor da área, como se o modelo tivesse sido ampliado.

Quando você está andando em uma floresta nas montanhas, você sente como se estivesse sendo gentilmente abraçado, embora não esteja realmente dentro de lugar algum.

© Kentaro Kurihara

Ao longo do caminho, onde as brisas do vento cercam as folhas das árvores acima, onde se pode ouvir o murmúrio do vento nas árvores, os sons dos pássaros cantando e os passos de animais no silêncio, há, creio eu, um sentido "interior" do lugar, um estado que é completamente distinto dos espaços urbanos ou de ambientes completamente abertos.

© Kentaro Kurihara

Ou então, de dentro de um bosque cerrado, quando encontra-se uma vista da cidade ao pé da montanha, ou o céu azul que flui através das folhas; são maneiras de se encontrar muitos "exteriores" ao longo do caminho.

© Kentaro Kurihara

Podemos criar um lugar que promova essas experiências em uma área residencial densa? Neste projeto, você pode encontrar o "espaço externo" em vários pontos ao subir ao andar de cima, uma vez que os espaços semi-abertos estão ligados e cobertos por um grande telhado luminoso.

Espero criar uma diversidade de "exteriores" com os vários ângulos e alturas do terreno, adequadamente protegendo o edifício do acesso visual dos terrenos vizinhos, e até promovendo uma percepção de inexistência das casas vizinhas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Montblanc / Studio Velocity" [Montblanc House / Studio Velocity] 08 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806757/casa-montblanc-studio-velocity> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.