Conservatório de Música de Versailles Grand Parc / Joly&Loiret

Conservatório de Música de Versailles Grand Parc / Joly&Loiret - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Joly&Loiret; Joly&Loiret
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  787
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Schnepp Renou
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Wienerberger
  • Engenharia: OTCE
  • Consultoria Acústica: Vincent Hédont
  • Arquitetos Responsáveis: Paul-Emmanuel Loiret, Serge Joly
  • Cidade: Versailles
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Schnepp Renou

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no miolo de uma quadra, mais precisamente no pátio de uma escola. O novo volume deriva de uma extensão do edifício escolar existente e se assenta sob a superfície inclinada do pátio. 

© Schnepp Renou

O edifício é acessado desde a rua passando um patamar que se abre a uma passagem. Desde aqui, no extremo meridional do edifício, é possível contemplar toda sua verticalidade. Este volume estirado enfatiza a presença do centro de dança. A pálida fachada do edifício de tijolo, feita à mão, se ajusta muito bem com as cores creme e bege dos edifícios vizinhos. Em vez de romper com o contexto, o edifício se encaixa no meio ambiente de pedra existente, ao mesmo tempo em que enfatiza sua própria presença por meio dos seus chamativos volumes e materiais naturais.

© Schnepp Renou

As casas adjacentes olham por cima da tipologia da cobertura com seus azulejos brancos, uma escultura que muda de cor conforme a luz do dia ao longo das coberturas onduladas do estúdio de dança. 

© Schnepp Renou

Ao caminhar pelo corredor, grandes janelas permitem vistas ao coração do edifício. Os espaços de circulação horizontal e vertical proporcionam generosas áreas de recepção e espaços para conhecer pessoas, esperar e relaxar entre as aulas. Estes usos são visíveis desde o exterior, as idas e vindas se teatralizam, reunindo diferentes atividades e desenvolvendo uma relação com o povoado. O ambiente interior é silencioso. A iluminação suave é matizada pelo carvalho e as paredes de argila. Na cobertura uma peça da artista Marie Mailard evoca a natureza, o sol, os movimentos de dança e o zunido da música. Estes espaços de circulação contrastam com as salas brancas repletas de luz. No térreo, com vista para o pátio de recreação, duas aberturas estão dispostas em cada sala de música. Uma grande janela quadrada emoldura as vistas da grama na parte posterior do terreno. O umbral permite vistas desde o pátio de recreação e separa o espaço da parte mais ruidosa. Uma pequena abertura para ventilação, ocultada por trás das telas de tijolo, permite ajustes manuais de temperatura em cada habitação.

© Schnepp Renou
Corte
© Schnepp Renou

Os estúdios de dança, no primeiro pavimento, possuem grandes janelas que vão até o solo, com vistas ao pátio de recreação. Grandes claraboias envidraçadas para a ventilação aportam luz extra difusa e destacam a cobertura assimétrica que é particularmente adequada para seu uso em um estúdio de dança. 

© Schnepp Renou

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Versailles, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conservatório de Música de Versailles Grand Parc / Joly&Loiret" [The Music Conservatory of Versailles Grand Parc / Joly&Loiret] 07 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806635/conservatorio-de-musica-de-versailles-grand-parc-joly-and-loiret> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.