Residência Lighthouse / LEESLIST & Leejae Architects

Residência Lighthouse / LEESLIST & Leejae Architects - Mais Imagens+ 23

Goyang-si, Coreia do Sul
  • Arquitetos: Lee Jae Architects; Lee Jae Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  148
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yang Woosang
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  American Standard, Winsen
  • Consultoria: Eunyoung Kim
  • Construtora: HNH CON
  • Equipe De Projeto: Leejae Architects, Eunhye Kim
  • Cidade: Goyang-si
Mais informaçõesMenos informações
© Yang Woosang

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência unifamiliar de 148,76 ㎡ está localizada em Ilsan, na província de Gyeong-gi.

Um pavimento comum, para três membros da família, é composto pela sala de estar principal, três dormitórios, dois banheiros, um closet, cozinha e um escritório. Este projeto chamado Lighthouse representa a profissão característica do proprietário. O terreno foi dividido em lotes para 20 casas, cinco dessas já estão completas e as outras estão em processo de construção. Lighthouse tem como objetivo ir além de uma residência física onde seja possível simplesmente comer e dormir, a busca é pela coexistência da natureza com a humanidade através do interior e do exterior do edifício. Existe a previsão de que esta região estará cheia de casas em um futuro próximo, assim o projeto busca proteger a vida privada do proprietário em relação aos demais. Os outros três lados foram igualmente divididos, de forma que possam ser rodeados por completo pela parede externa da cobertura. No último lado, a vista é aberta por meio de uma janela orientada à bela paisagem criada pelo minucioso projeto das varandas em altura dos complexos residenciais.

Além disso, de acordo com o estilo de vida do proprietário, Lighthouse foi projetada para o uso frequente do espaço ao ar livre durante os meses mais quentes do ano. Espera-se que nossos residentes tenham um espaço tranquilo e protegido onde possam aproveitar seu descanso e um espaço ao ar livre, com um pátio, separados da vista de outros. 

© Yang Woosang

A parede externa de Lighthouse recebeu um acabamento de cimento branco. Ela enfrenta um pátio claro e aberto onde é possível juntar-se ao ingressar no edifício ao longo da parede. Os residentes podem entrar ao edifício enquanto caminham pelo pátio que, devido à parede falsa instalada para bloquear a atenção, é tanto um interior, quanto exterior do edifício, que é um conceito arquitetônico tradicional da arquitetura ocidental aplicado intencionalmente à sequência dos espaços do conjunto. Portanto, os moradores podem experimentar uma relação flexível com interior e exterior seguindo o fluxo espacial natural. No projeto, dois grandes pátios, além de um menor (três no total) foram desenhados e permitem e desfrute do ar fresco e do sol em um único espaço. Por outro lado, dois espaços de varandas externas estão localizados estreitamente com cada unidade, e neles foram utilizados acabamentos idênticos ao piso, o que também dificulta na distinção entre interior e exterior.

© Yang Woosang
Planta Primeiro Pavimento
© Yang Woosang

Lighthouse, com o objetivo de maximizar a eficiência do controle natural da temperatura, possui grandes janelas orientadas ao sul, para que toda a casa possa ser aquecida através da luz solar no inverno. Além disso, para utilizar energia de forma eficiente, o sistema de aquecimento por radiação foi instalado no piso de concreto da nova construção. Por outro lado, é quase possível sentir o interior da casa como parte do exterior, devido à luz natural refletiva graças ao acabamento do conjunto com o interior de cor branca e o forro instalado na cobertura, que conduz a luz no espaço profundo da residência.

© Yang Woosang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Lighthouse / LEESLIST & Leejae Architects" [Lighthouse Residence / Lee Jae Architects] 08 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806572/residencia-lighthouse-leeslist-and-leejae-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.