Sørenga Bloco 6 / Mad arkitekter

Sørenga Bloco 6 / Mad arkitekter - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: MAD arkitekter; MAD arkitekter
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Janinhoff, Kebony, Press Glass, STENI, Sedum
  • Arquiteto Responsável: Karen Selmer
  • Colaborador: Landskapsfabrikken
  • Cliente: Sørenga Utvikling
  • Cidade: Oslo
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
© Tomasz Majewski

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cais de Sørenga foi, até pouco tempo, um porto de contêineres na parte leste de Oslo, próximo à cidade medieval. A reurbanização de Sørenga é parte do plano principal da cidade para voltar a conectar-se com a urbanização costeira. Enquanto os projetos de Barcode e Tjuvholmen são extensões da estrutura da cidade existente, Sørenga se manifesta como o que será um distrito completamente novo em Oslo e na área de Bispevika, que ainda está na sua fase de planejamento. Os oito blocos no cais de Sørenga foram planejados por quatro escritórios de arquitetura e o bloco 6 é o mais recente deles, desenhado por Mad arkitekter.

© Hans Grini

Projeto

O Bloco 6 de Sørenga é uma edificação residencial com 110 apartamentos e um pátio verde semi-público. Dois grandes e alinhados caminhos cortam o bloco para trazer a presença da linha costeira dentro do pátio e do parque central de Sørenga, e vice-versa. Esta conexão visual convida os visitantes a entrarem através do pátio e oferece fácil acesso para os residentes.

Planta

Acesso ao Fiorde

O bloco 6 encontra-se adjacente a um dos canais perpendiculares de Sørenga e tem um acesso direto ao fiorde desde o subsolo através dos cais flutuantes. Com um prático espaço de armazenamento para caiaques e uma piscina de água salgada, os residentes de Sørenga podem desfrutar de qualidades que vão muito além da paisagem. Segundo dizem, um residente de Sørenga pescou uma truta desde sua sacada!

© Tomasz Majewski
Corte
Cortesia de Mad arkitekter

A particular cobertura inclinada do bloco 6 permite a entrada de luz ao pátio e ao interior dos apartamentos. Além disso, a estrutura inclinada oferece generosos terraços e vistas para os apartamentos da cobertura. Também há um grande terraço comum para todos os residentes que pode ser utilizado para realizar festas, observar os cruzeiros ou para tomar sol quando suas varandas privadas estão sombreadas. O bloco 6 possui oito pavimentos em direção ao caminho marítimo do norte, mas somente um pavimento em direção ao parque central do sul.

© Tomasz Majewski

Materiais

As fachadas exteriores e interiores do bloco 6 apresentam um marcado contraste entre si. Enquanto a 'camada' externa é de tijolo escuro e brilhante - desenvolvido especificamente para os oito blocos de Sørenga - as fachadas interiores, e as coberturas - são de um branco brilhante. Este revestimento de cor branca brilhante é feito com painéis Steni parcialmente gravados com relevo os motivos das cartas náuticas históricas do fiorde de Oslo. A cobertura verde é a quinta fachada do edifício e provoca um vínculo visual entre o parque central de Sørenga e as verdes colinas que rodeiam Oslo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oslo, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sørenga Bloco 6 / Mad arkitekter" [Sørenga Block 6 / Mad arkitekter] 13 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805143/sorenga-bloco-6-mad-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.