Escola de Artes Calaisis / ARC.AME

Escola de Artes Calaisis / ARC.AME - Mais Imagens+ 12

Calais, França
  • Arquitetos: ARC.AME; ARC.AME
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4584
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GKD France, GKD Metal Fabrics, TECU®, Technal
  • Engenheiros: INGEROP Engigneers
  • Paisagismo: BABYLONE
  • Empreiteira Geral: Rabot Dutilleul Construction
  • Cidade: Calais
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de ARC.AME

Um edifício incluído dentro da cidade

A fachada na avenida representa um importante ponto de inflexão, ainda que esteja integrada aos padrões existentes. A instalação expõe-se como um símbolo de renovação ao mesmo tempo que respeita o equilíbrio do contexto urbano que a rodeia. 

Cortesia de ARC.AME

Um edifício aberto à cidade

A malha de cobre tecida no projeto se abre como uma cortina para a cidade. Ela se desdobra como um filtro sobre uma fachada totalmente envidraçada. Projeta a instalação ao mesmo tempo que a protege. O jogo resultante da transparência e da luz varia em função da hora do dia e dos horários escolares. A vida útil do edifício reflete e integra-se no animado centro da cidade. 

Cortesia de ARC.AME
Planta
Cortesia de ARC.AME

Um edifício repleto de luz

As atividades artísticas requerem luz natural de alta qualidade. A luz sem deslumbramento requer uma abordagem detalhada e específica em cada direção. Os jardins e pátios são peças destacadas, que permitem que a luz suave irradie do fundo atingindo todo o edifício. Todas as oficinas do edifício se beneficiam de uma luz natural frontal completa.

Corte
Corte

Um edifício obra de arte

Uma escola de arte abre caminho para o pensamento específico, que permite expressar diretamente sua vocação à serviço das disciplinas artísticas.

Cortesia de ARC.AME

Favoreceu-se o uso de materiais que expressassem fortemente esta particularidade:

- Cobre, por suas qualidades intrínsecas do material ao natural, isto é, brilho e luminosidade, além de sua excepcional longevidade que faz com que ele seja o rei dos materiais utilizados nos maiores monumentos públicos;
- A convergência entre escultura, pintura, gravura e arquitetura é um dos materiais que melhor reflete a ambição artística do projeto arquitetônico;
- O molde de concreto completa o olhar mineral do projeto. Sua aparência texturizada contrasta com a imagem de um baixo-relevo com o cobre liso da pátina;
- As plantas completam a composição das matérias primas. Artes de jardim, pátios e coberturas plantadas com grama e uma parede verde, fazem da vegetação um elemento dominante e visível em todo o projeto.

Cortesia de ARC.AME

Programas de diversidade em casas

O projeto reúne em uma única estrutura uma escola de artes e 25 apartamentos. Não se trata de dois edifícios separados, mas sim de um projeto composto por dois programas desenvolvidos com a mesma ambição e inventividade de renovação para o coração da cidade. Os apartamentos são como casas localizadas na cobertura e oferecem uma resposta arquitetônica única adaptada às necessidades de uma nova forma de viver no centro da cidade. 

Cortesia de ARC.AME

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calais, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola de Artes Calaisis / ARC.AME" [School of Arts Calaisis / ARC.AME] 04 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804640/escola-de-artes-calaisis-arme> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.