Residência Graham e Angus / DTR_studio architects

Residência Graham e Angus / DTR_studio architects - Mais Imagens+ 23

Gaucín, Espanha
  • Arquitetos: DTR_studio architects; DTR_studio architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cris Beltran
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Buzzi & Buzzi, Deceuninck, Delta Light, Ikea, Leroy Merlín, Los Charcones, Schmidt
  • Construtora: CRISEBA S.L.
  • Gestão De Obra: DTR / Javier Berdugo
  • Colabordores: Claudia Gutierrez / Alba Márquez
  • Arquitetos Encarregados: Jose Miguel Vázquez, Jose María Olmedo
  • Cidade: Gaucín
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Cris Beltran

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma das residências mais complexas que projetamos neste escritório, mas graças a clientes fantásticos e ao trabalho entregue pelo construtora, o resultado foi ótimo.

© Cris Beltran
© Cris Beltran

O processo durou quase quatro anos devido ao fato de que o projeto foi crescendo com o passar do tempo. A encomenda original era ampliar uma residência existente com o lote vizinho. A necessidade de manter a construção original somada à ausência de vistas nos fizeram propor um projeto tranquilo, que se inspirasse na arquitetura popular, incorporando-a ao novo volume sem gerar ruídos: apenas o gesto de criar um grande espaço de pé-direito duplo, com acabamento em madeira tropical em frente ao restante do volume branco. 

Planta

Logo antes do início da obra, ficamos sabendo que a casa de cima dos dois lotes estava à venda. Era a oportunidade de ter vistas e de propor um projeto mais ambicioso. Propusemos ao cliente a demolição de sua casa original para podermos projetar uma proposta global para os três lotes, sem impedimentos. Aceitaram o desafio sem questioná-lo.

© Cris Beltran

O lote superior (o último incorporado ao quebra-cabeças) seria a área do dia. Nele estaria implantada a área da piscina, apoiada sobre uma única parcela de terreno que estava livre, já que o restante da superfície encontra-se coberta pelo restante da residência. Embaixo estariam os dormitórios, já fazendo parte dos dois lotes do primeiro projeto, sendo o térreo um apartamento para hóspedes. A escada será o elemento que costura todas as partes do quebra-cabeças, pontuando seu protagonismo com uma abertura-mirante. 

© Cris Beltran

Todo o projeto se completa por uma varanda-mirante na cobertura da área de estar, que potencializa o jogo de planos brancos tão recorrentes na arquitetura popular andaluz, o que integra a residência à silhueta do restante do município.

© Cris Beltran

Na configuração da residência, foi muito importante a forma como trabalhamos a sequência de espaços e as diversas transições entre eles. Por isso, a entrada na casa é feita a partir de um pátio acessado por meio de uma parede branca, evocando a arquitetura tradicional na qual é inspirada, o que prepara para a chegada ao centro da casa e para a explosão visual que segue. É na área de estar onde a relação com as impressionantes visuais se faz mais evidente, com uma grande abertura que, por sua vez, é refletida com a situação da piscina. Uma vez passado esse espaço, nos encontramos com a escada, que é o elemento que costura toda a intervenção e que é acompanhada por uma malha de tijolos ásperos, onde a luz é a grande protagonista. A configuração dos espaços à noite é demarcada pela recuperação da imagem primitiva das edificações que já existiam.

© Cris Beltran

A ideia de uma residência eficiente esteve presente durante toda a concepção do projeto. Optou-se por um sistema de isolamento externo, que nos permite níveis de isolamento superiores à média e, além disso, nos da liberdade de optar pelo acabamento de gesso tradicional da região. A marcenaria é de baixa transmitância e os vidros de baixa emissividade.

© Cris Beltran

A escolha dos materiais potencializou a integração com o contexto. Gesso branco, malhas de tijolo áspero, pisos contínuos, tanto no exterior, quanto no interior, marcenaria em madeira tropical, etc.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gaucín, Málaga, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Graham e Angus / DTR_studio architects" [Casa Graham y Angus / DTR_studio architects] 07 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804288/residencia-graham-e-angus-dtr-studio-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.