Casa Rieger / Leonardo Ciotta Arquitetura

Casa Rieger / Leonardo Ciotta Arquitetura - Imagem 2 de 38Casa Rieger / Leonardo Ciotta Arquitetura - Imagem 3 de 38Casa Rieger / Leonardo Ciotta Arquitetura - Imagem 4 de 38Casa Rieger / Leonardo Ciotta Arquitetura - Imagem 5 de 38Casa Rieger / Leonardo Ciotta Arquitetura - Mais Imagens+ 33

Alto da Bronze, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALP, Beschorner, Centenário, Ecotelhado, Runtzel, Santo Antônio, Tocchi, Unipedras
  • Equipe: Leonardo Ciotta, Stela Rieger
  • Estrutura: Celso Fernando Peccin
  • Elétrica: Edgar Campanher
  • Cidade: Alto da Bronze
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Rieger / Leonardo Ciotta Arquitetura - Imagem 9 de 38
© Cristiano Bauce

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com um incomum condicionante de projeto, está residência deveria abrigar não somente as funções habituais de uma casa urbana, mas também espaço suficiente para amparar um motorhome utilizado pela família nos momentos de lazer. Um terreno na cidade de Estrela no Rio Grande do Sul com 495m² e uma declividade de 4,5 metros foi o escolhido para abrigar as duas distintas funções sem gerar volumetria que atrapalhasse o quotidiano da residência.

Casa Rieger / Leonardo Ciotta Arquitetura - Imagem 2 de 38
© Cristiano Bauce

Um grande volume branco sobrevoa suspenso por pilares a estrutura da garagem em concreto aparente e tangencia o limite do terreno com a rua para se abrir para um pátio interno sombreado nos meses de verão, dessa forma a área social mistura funções internas e externas dependendo das condições climáticas. Uma pitangueira centenária foi preservada afim de marcar o a entrada principal superior da residência e a circulação coberta possibilita acesso independente para todos cômodos da casa se ampliando para acomodar um assador utilizado nos dias festivos. A cobertura vegetal da residência permite reduzir as temperaturas nos meses de verão e filtram a água captada em que a casa reusa. Sem a necessidade de muros na face principal permitiu-se criar um jardim voltado para a rua, criando uma zona de encontro permeável com o bairro, nessa fachada rasgos horizontais garantem privacidade e dosagem da ventilação cruzada nesta região de grande amplitude térmica durante o ano.

Casa Rieger / Leonardo Ciotta Arquitetura - Imagem 5 de 38
© Cristiano Bauce
Casa Rieger / Leonardo Ciotta Arquitetura - Imagem 34 de 38
Planta
Casa Rieger / Leonardo Ciotta Arquitetura - Imagem 15 de 38
© Cristiano Bauce

Através do jardim interno pode-se acessar a grande garagem que também resolve funções técnicas da casa, pequenas manutenções e oficina.

Casa Rieger / Leonardo Ciotta Arquitetura - Imagem 3 de 38
© Cristiano Bauce

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rieger / Leonardo Ciotta Arquitetura" [Rieger House / Leonardo Ciotta Arquitetura] 09 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803833/casa-rieger-leonardo-ciotta-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.