Casa NGR / Oficina Conceito Arquitetura

Casa NGR / Oficina Conceito Arquitetura - Mais Imagens+ 37

Atlântida, Brasil
  • Arquitetos: Oficina Conceito Arquitetura; Oficina Conceito Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  330
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Esquadrias Baiana, Sartori Pedras, Vetrus
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Foi querendo reunir a família na praia com uma casa voltada para o lago e espaços integrados, que criamos a Casa NGR. São 330 m² distribuídos de forma organizada e funcional. Em função da orientação solar e do nível de privacidade, decidimos fechar a casa para o Sul (rua de acesso) e abri-la para o Norte (lago).

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O jogo de volumes foi feito de forma que o deslocamento do andar superior gera uma varanda para o térreo e dá maior privacidade aos dormitórios do andar superior, ao mesmo tempo que aproxima-os do lago. O hall de acesso separa a garagem da suíte principal e dá acesso a toda área social.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Logo na entrada percebe-se a iluminação zenital fazendo um jogo de luz e sombra com os elementos tridimensionais e as portas de acesso do lavabo e da suíte master. Cozinha, sala e varanda são um espaço único e muito bem integrados que te convidam para o ambiente externo. A bancada em ilha é de concreto aparente, assim como todo o piso da residência. Já as paredes internas são de tijolos aparentes pintados de branco, gerando um bonito contraste com a robustez do concreto.

© Marcelo Donadussi
Planta

A escada que leva ao segundo pavimento divide-se em duas partes: os três primeiros degraus são parte do grande banco que se espalha pela sala e os demais degraus são em concreto aparente engastado na parede. No segundo pavimento distribuem-se as três suítes e o estar íntimo, todos com vista para o lago! A circulação do andar superior possui janelas de diversos tamanhos com vista para a cobertura verde. Isso torna o caminho até os dormitórios muito mais agradável.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Ventilação e iluminação naturais, cobertura verde e a utilização da energia solar para aquecer a água da casa são medidas que a tornam energeticamente eficiente. Os materiais escolhidos são brutos e refletem o clima praiano: mais texturas naturais e menos brilho e cristais. Afinal, o que importa é a essência!

© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa NGR / Oficina Conceito Arquitetura" [NGR House / Oficina Conceito Arquitetura] 26 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803770/casa-ngr-oficina-conceito-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.