O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Coreia do Sul
  5. AND
  6. 2016
  7. Louverwall / AND

Louverwall / AND

  • 13:00 - 15 Janeiro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Louverwall / AND
Louverwall / AND, © Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

© Kyungsub Shin © Kyungsub Shin © Kyungsub Shin © Kyungsub Shin + 18

  • Arquitetos

    AND
  • Localização

    Paju-si, Coreia do Sul
  • Arquiteto Responsável

    Euiyeob Jeong, Taekyoung Lee
  • Área

    188.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Local + Desejo

Louverwall é um projeto feito para um casal com cinco gatos. O marido é um entusiasta da música que gestiona o café onde desfruta da música e do bonito espaço. Seu requerimento é um café vertical, transparente e dinâmico. Além disso, eles necessitam de uma pequena residência no segundo e terceiro pavimento que consiste basicamente em um dormitório, uma sala de estar e uma pequena cozinha. O terreno está localizado no recém criado bairro de edifícios de uso misto em Paju e está rodeado por outras construções nos seus três lados; estando aberto somente para oeste. Portanto, o principal desafio do projeto era criar a fachada oeste sendo eficiente em termos energéticos e, ao mesmo tempo, transparente para a entrada de luz. 

Planta Baixa
Planta Baixa

Massa + Luz

O objetivo é proporcionar uma luz natural suave no espaço do café, já que está orientado a oeste. Decidimos limitar a luz direta do oeste e trazer a luz do sul. Como o lado sul está bloqueado por outro edifício, podíamos utilizar apenas aberturas zenitais. As claraboias do lado sul continuam para o oeste desenhando a fachada de vidro. Dentro da envolvente, formam-se as duas paredes curvas massivas para trazer luz natural até o térreo durante todo o ano. A luz muda a cada minuto, tocando as superfícies interiores. Cada movimento das nuvens, do sol, assim como as mudanças de estação são registrados nas paredes. 

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Persiana + Pele de Vidro

A pele de vidro combina com as persianas para o funcionamento do edifício. As persianas estão desenhadas para bloquear o sol do verão e atrair o calor no inverno. As peças de alumínio cobrem toda a pele de vidro, criando uma sensação de solidez. O desenho da persiana é feito utilizando PLDS (sistema de desenho paramétrico de persianas) um algoritmo que encontra a melhor forma de criar a persiana para a superfície dada. São apresentados o conjunto otimizado de parâmetros formais da superfície envidraçada, o ângulo de rotação espacializado, o comprimento da projeção e a inclinação. As persianas otimizadas não somente bloqueiam a luz solar direta, mas calcula-se também a quantidade de sol no verão que é bloqueado e a quantidade de sol no inverno que pode penetrar na edificação. Portanto, a pele de vidro não cria cargas adicionais de calefação nem de refrigeração para o edifício, mas oferece uma fachada envidraçada com luz suave. A estrutura, pele de vidro e persianas trabalharam em conjunto, já que a mudança de um afeta os outros. O desenho final saiu como um processo sinergético entre a criatividade dos arquitetos e a análise do sistema. 

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin
Corte
Corte
© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

*PLDS (Sistema de desenho paramétrico de persianas) é um algoritmo executado em Rhinoceros 3D como um arquivo de Grasshopper. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Nacional de Seul, coordenada pelo professor Choi Jaepil, desenvolveu o algoritmo financiado pelo Ministério de Terra, Transporte e Assuntos Marítimos do Governo da Coreia.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin
Corte
Corte
© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Rendimento + Experiência

A luz entra entre as duas paredes curvas, enfatizando a verticalidade do espaço. Enquanto se sobe as escadas para chegar ao espaço de descanso, pode-se experimentar o jogo de luzes e sombras e a verticalidade. A sombra das persianas cria um padrão rítmico das superfícies curvas; o padrão muda continuamente a medida que a luz se altera. Este jogo visual de luz e sombra se torna ainda mais dinâmico, já que se encontra com o ritmo da música. A música flutua no espaço e o jogo de luzes continua.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
AND
Escritório
Cita: "Louverwall / AND" [Louverwall / AND] 15 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803211/louverwall-and> ISSN 0719-8906