Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture

Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 2 de 23Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 3 de 23Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 4 de 23Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 5 de 23Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture - Mais Imagens+ 18

Tondela, Portugal
Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 6 de 23
© WAATAA PHOTOGRAPHY

Descrição enviada pela equipe de projeto. Num território aparentemente infinito e maioritariamente ocupado por pinheiros e carvalhos, a implantação da casa assinala um espaço e uma intenção. Um espaço de pausa, de desafogo, de serenidade, envolvido e protegido pela mancha verde que filtra a luz e o olhar, que purifica o ar e a alma, que estimula as sensações corpóreas de quem se deixa seduzir pelos elementos da natureza. Uma intenção clara de materializar um refúgio perene que se transforma e adapta às condições do sítio onde está implantado e da família que o habita.

Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 7 de 23
© WAATAA PHOTOGRAPHY
Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 15 de 23
© WAATAA PHOTOGRAPHY
Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 17 de 23
© WAATAA PHOTOGRAPHY

A casa não começa no limite físico das suas paredes, mas antes no limite exterior da mancha verde que a envolve, assumindo-se o seu perímetro como paredes imaginárias que conformam uma moradia maior, um habitat. Esta mancha verde, ou melhor, este bosque, assume-se como o espaço intermédio e de transição entre o exterior (o que existe para além dele) e o interior (habitação).

Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 19 de 23
Planta
Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 8 de 23
© WAATAA PHOTOGRAPHY
Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 20 de 23
Corte

O volume construído em betão à vista estabelece e molda uma fronteira que toma forma recorrendo a pátios definidos pelos espaços interiores da habitação. É o espaço vazio recortado e subtraído ao construído. Este desenho favorece a organização e hierarquia dos espaços inerentes à habitação, e ainda o aumento do perímetro de contacto com o bosque, o que potencia a criação de cenários onde acontece a fusão entre habitante e natureza, onde a experiência visual, táctil, auditiva e olfactiva é estimulada de forma a proporcionar uma sensação de conforto e bem-estar a quem ali vive.

Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture - Imagem 2 de 23
© WAATAA PHOTOGRAPHY

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture" [Quinta do Carregal / WAATAA_we are all together around architecture] 16 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803129/quinta-do-carregal-waataa-we-are-all-together-around-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.