Casa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura

Casa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura - Janela, FachadaCasa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura - Bancada, Tijolo, Janela, VigaCasa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura - Imagem 4 de 47Casa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura - Fachada, VigaCasa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura - Mais Imagens+ 42

Nova Lima, Brasil
  • Arquitetos: MASV -Amália Vieira Arquitetura; MASV -Amália Vieira Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  560
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniel Mansur
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carpintaria floresta, Continental esquadrias /, Esmad, Ladriminas, Madepaus, Marmoraria Artesanato, Pedras Vitoria, Piso Gourmet
Casa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura - Janela, Fachada, Jardim
© Daniel Mansur

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote situa-se em condomínio de Nova Lima, próximo de Belo Horizonte e trata-se de uma região pouco comum no Brasil, o que a torna ainda mais privilegiada do ponto de vista ambiental. Aqui registra-se a ocorrência de vegetação típica de Cerrado e de Mata Atlântica.

O terreno em aclive com desnível de mais de 25 metros de altura, foi um desafio, pois a solicitação dos clientes era uma casa com pouco desnível. Somente há um meio desnível para os quartos. Com relação a isto vários itens tiveram que ser vencidos. A ideal localização da casa no terreno para privilegiar a vista maravilhosa e o acesso de veículos e pedestres, dentro de uma proporção eficiente e agradável, sendo que a movimentação de terra  foi absorvida na própria obra. Foram criados vários taludes com contenções de muros de pedras “escrava”, para minimizar a inclinação do terreno. 

Casa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura - Imagem 4 de 47
© Daniel Mansur
Cortes
Casa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura - Janela, Fachada
© Daniel Mansur

A casa foi assentada em uma laje suspensa  do solo e que se projeta para fora do perímetro da planta, como se a casa fosse montada numa bandeja. Esta técnica além de proteger a casa do solo, confere leveza a construção soltando a do solo.

Também foi uma solicitação do cliente  um projeto com telhado, mas com liberdade de fazer o de forma menos tradicional, mais contemporâneo. 

Casa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura - Janela, Fachada
© Daniel Mansur
Diagrama - Telhado
Casa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura - Fachada, Janela, Aido
© Daniel Mansur

O grande vão da varanda /gourmet, sem uso de pilares intermediários foi resolvido com o uso de eucalipto prensado estrutural com vigas laminadas colocadas além de ser uma alternativa ecológica Este mesmo eucalipto será usado em pérgola na entrada, mas ainda não foi executado (existe uma simulação na foto com o uso da pérgola).

A parte de detalhamento de interiores foi feito em parceira com o escritório da design Nara Cunha. 

Casa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura - Janela, Fachada
© Daniel Mansur
Planta
Casa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura - Janela, Mesa
© Daniel Mansur

O ponto fundamental para tal parceria é a afinidade das profissionais que se inicia desde a concepção do  projeto e continua em todas as etapas . Resultando em um trabalho que não pode ser apenas um modismo, que busca a funcionalidade e personalização, sempre com atenção e respeito ao meio ambiente. 

O programa da casa consta de 4 semi suítes e uma suíte, dois lavabos, sauna, varanda gourmet, ginastica, sala integrada com jantar e cozinha, escritório, despensa, louças, rouparia, serviço, dependência completa, garagem, depósitos.

Casa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura - Jardim
© Daniel Mansur

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pasárgada / MASV - Amália Vieira Arquitetura" 16 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803121/casa-pasargada-masv-amalia-vieira-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.