Transforma Estúdios de Arte / Pedro Gadanho + CVDB arquitectos

Transforma Estúdios de Arte  / Pedro Gadanho + CVDB arquitectos - Imagem 2 de 23Transforma Estúdios de Arte  / Pedro Gadanho + CVDB arquitectos - Imagem 3 de 23Transforma Estúdios de Arte  / Pedro Gadanho + CVDB arquitectos - VidroTransforma Estúdios de Arte  / Pedro Gadanho + CVDB arquitectos - EscadaTransforma Estúdios de Arte  / Pedro Gadanho + CVDB arquitectos - Mais Imagens+ 18

Torres Vedras, Portugal
  • Arquitetos Responsáveis: Pedro Gadanho, Cristina Veríssimo e Diogo Burnay
  • Equipe: Rodolfo Reis, Joana Barrelas, João Falcão, Ariadna Nieto, Miguel Travesso
  • Cidade: Torres Vedras
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Transforma Estúdios de Arte  / Pedro Gadanho + CVDB arquitectos - Imagem 3 de 23

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto baseia-se na adaptação de um conjunto de edifícios no centro histórico de Torres Vedras, com o intuito de acomodar um centro de artes inovador dedicado à música, à performance, a novos meios de comunicação e às artes visuais – a sede da Transforma.

Corte
Corte

Não só as ambições da instituição, como também a vontade de integrar e reabilitar o conjunto urbano, que inclui um pequeno complexo habitacional com uma rua associada, determinaram que a intervenção devesse explorar a ambiguidade entre público e privado. Enquanto a cafetaria no piso inferior potencialmente se expande para a praça adjacente, através da entrada principal, um novo percurso urbano amplia o largo existe, permitindo assim conectar diferentes níveis da Cidade. Este percurso oferece diversas experiências espaciais, incluindo a possibilidade de uma passagem pública. A partir dessa ligação é possível aceder ao auditório multifuncional, com forma mais orgânica, constituindo o núcleo central do projeto.

Transforma Estúdios de Arte  / Pedro Gadanho + CVDB arquitectos - Imagem 2 de 23
Planta 02
Transforma Estúdios de Arte  / Pedro Gadanho + CVDB arquitectos - Janela, Escada, Corrimão

Em geral, enquanto as fachadas de carácter público são pouco alteradas, os novos “organismos interiores” emergem da estrutura original, como um conjunto de volumes e “cápsulas” conectadas às novas funções e aos novos usos. 

Transforma Estúdios de Arte  / Pedro Gadanho + CVDB arquitectos - Escada
Corte
Transforma Estúdios de Arte  / Pedro Gadanho + CVDB arquitectos - Imagem 15 de 23

No interior, a utilização de diferentes cores permite caracterizar e conferir identidade às “cápsulas” - um processo fundamental na afirmação da sua presença e do seu carácter excepcional. 

Transforma Estúdios de Arte  / Pedro Gadanho + CVDB arquitectos - Janela

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2560 Torres Vedras, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Transforma Estúdios de Arte / Pedro Gadanho + CVDB arquitectos" 10 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803053/transforma-estudios-de-arte-pedro-gadanho-plus-cvdb-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.