Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval

Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval - Imagem 2 de 49Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval - Imagem 3 de 49Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval - Imagem 4 de 49Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval - Imagem 5 de 49Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval - Mais Imagens+ 44

Colico, Chile
  • Arquitetos: Sebastián Irarrazaval
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Autor: Sebastián Irarrazaval
  • Colaboradores: Macarena Burdiles, Alicia Argüeles
  • Engenharia Estrutural: Felipe Cardemil
  • Construção: Jorge Ibacache
  • Cliente: Pablo Albornoz
  • Cidade: Colico
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval - Imagem 10 de 49
© Felipe Díaz Contardo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os principais objetivos da casa são dois. Primeiramente, integrar a floresta na experiência diária do usuário e, em segundo lugar, receber a maior quantidade de luz e sol possível. Para esse efeito, o programa é ajustado em um diagrama de duas letras Y, que cria não apenas orientações duplas para a entrada do sol em diferentes momentos do dia, mas também expõe o habitante a vistas que o cercam. Em outras palavras, o perímetro extremamente extenso da casa e suas bifurcações, em oposição a uma organização compacta, potencializa a experiência do ser, não na frente da exterioridade, mas dentro dela. Mais especificamente, estar entre o sol e as árvores em uma relação parietal.

Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval - Imagem 5 de 49
© Felipe Díaz Contardo
Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval - Imagem 8 de 49
© Felipe Díaz Contardo

Além disso, esta forma também tornou possível a implantação entre as árvores existentes sem ter que limpar o terreno.

Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval - Imagem 2 de 49
© Felipe Díaz Contardo

Quanto à materialização do projeto, a madeira foi escolhida não só porque é um material local que poderia ancorar a casa ao local por afiliações com o natural e o cultural, mas também porque as estruturas de madeira, em oposição a outros tipos de conjuntos materiais , São naturalmente construídos usando elementos lineares infinitos que, como resultado, se assemelham ao sentido de infinidade que está presente nas florestas e poderia entrar em uma espécie de vibração com o exterior. Nesse sentido, os planos estruturais e arquitetônicos foram feitos simultaneamente e em uma conversa permanente. No final, é difícil distinguir um do outro.

Com relação à relação com o solo, o diagrama 2Y acima mencionado negocia a inclinação de maneiras diferentes. Às vezes ele sublinha e repousa sobre o solo e outros contrasta com o solo, enfatizando a artificialidade do corpo arquitetônico.

Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval - Imagem 19 de 49
© Felipe Díaz Contardo

Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval - Imagem 4 de 49
© Felipe Díaz Contardo

No que se refere ao tratamento exterior da pele, o objetivo era criar uma vibração constante com o exterior predominantemente verde que, como é bem conhecido, pode ser conseguido utilizando uma cor vermelha.

Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval - Imagem 3 de 49
© Felipe Díaz Contardo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 2Y / Sebastián Irarrázaval" [2Y House / Sebastián Irarrázaval] 13 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802728/casa-2y-sebastian-irarrazaval> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.