Anexo da Galeria Milan / Kipnis Arquitetos Associados + Fernando Millan

Anexo da Galeria Milan / Kipnis Arquitetos Associados + Fernando Millan - Mais Imagens+ 19

Pinheiros, Brasil
  • Arquitetos: Fernando Millan, Kipnis Arquitetos Associados; Kipnis Arquitetos Associados, Fernando Millan
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Vannucchi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Falco Trading, Lumini, Panisol
  • Construção: Construções Ramiro LTDA
  • Grerenciamento: Kipnis Arquitetos Associados
  • Projeto De Iluminação: Franco Associados
  • Cidade: Pinheiros
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Anexo da Galeria Milan foi concebido a partir da necessidade de um novo espaço expositivo para a Galeria Millan. Localizado em um terreno na Vila Madalena em São Paulo encontra-se a 50 metros da sede original construída em 1994.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

O desenvolvimento do projeto transcorreu em torno da (re) afirmação de que devemos promover um diálogo entre a arquitetura do espaço expositivo e a obra de arte. Ainda que preocupados com interferências (ruídos) visuais no momento da “leitura”da obra de arte,  entendemos que não há neutralidade do espaço, a arquitetura tem o seu papel.

© Pedro Vannucchi

O edifício pré-existente foi parcialmente aproveitado, o galpão linear localizado ao fundo foi preservado e complementado por uma segunda sala com características totalmente distintas da antiga oficina. Esta sala, com pé direito duplo, articula-se com o galpão por uma circulação perpendicular a calçada que se desenvolve até o término do terreno.  É a partir deste eixo que foram distribuídas as facilidades do prédio: recepção/administração; sanitários; copa; deck e o apartamento para o artista visitante. Este conjunto foi organizado em um terceiro bloco  construído com 02 pavimentos aonde também, foram abrigados os equipamentos de ar condicionado e caixas d’água.

© Pedro Vannucchi

A circulação, que acontece ao longo desse eixo, cria surpresas para aquele que adentra, possibilitando diferentes percursos pela galeria.

Planta - Térreo
Corte

Um apartamento concebido para o “artista visitante” pode ser acessado por uma escada localizada no hall de entrada sem necessariamente ingressar na galeria, permitindo assim autonomia do seu uso em relação aos períodos de funcionamento da galeria.

© Pedro Vannucchi

A solução luminotécnica é parte integrante dos espaços. Integra a luz natural com luz artificial trazendo uniformidade para as superfícies internas e versatilidade para as exposições.

O sistema estrutural adotado é formado por pórticos metálicos que tanto estruturam as áreas novas como reforçam o galpão reaproveitado. Assim, todos os ambientes estão preparados para receber obras de arte de diversos pesos e dimensões.

© Pedro Vannucchi

Seis grandes portas que foram instaladas na fachada do edifício, que quando abertas rompem o limite do edifício com a área externa. O recuo frontal existente foi também transformado em espaço expositivo intensificando a relação entre o edifício e seu entorno, integrando o movimento da calçada com o da galeria. Um convite para que o pedestre visite o local.

© Pedro Vannucchi

Ao longo dos 400 m² construídos foram criados ambientes que, por sua diversidade formal, proporcionaram o diálogo entre a arquitetura e a obra de arte.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Fradique Coutinho, 1516 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05416-002, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Anexo da Galeria Milan / Kipnis Arquitetos Associados + Fernando Millan" [Milan Gallery Annex / Kipnis Arquitetos Associados + Fernando Millan] 06 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802171/anexo-da-galeria-milan-kipnis-arquitetos-associados-plus-fernando-millan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.