Container / Rodrigo Kirck Arquitetura

Container / Rodrigo Kirck Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, VigaContainer / Rodrigo Kirck Arquitetura - Janela, Porta, Fachada, Escada, Corrimão, AidoContainer / Rodrigo Kirck Arquitetura - Mesa, Cadeira, VigaContainer / Rodrigo Kirck Arquitetura - Imagem 5 de 22Container / Rodrigo Kirck Arquitetura - Mais Imagens+ 17

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  135
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Estrutura de conduletes elétricos aparentes, Mobiliário, Mosarte, Persianas, Placa Cimentícia, Portobello, Revestimento cerâmico, Revestimento decorativo, Todeschini, Tramontina
  • Equipe: Arq. Urb. Rodrigo Kirck, Arq. Urb. Syndi Bastos, Arq. Urb. Bruno Bianchini
  • Cidade: Fazenda
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Container / Rodrigo Kirck Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Alexandre Zelinski

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Container, situado na cidade portuária de Itajaí (SC) tem como objetivo intervir sobre um modelo conceitual, interagir com as questões da sustentabilidade, propor uma construção modular industrializada e ao mesmo tempo possibilitar, através da arquitetura e criatividade, a aproximação com a natureza e arte. 

Container / Rodrigo Kirck Arquitetura - Imagem 5 de 22
© Alexandre Zelinski

O projeto conta com dois volumes monolíticos entrepostos, cada um utilizando dois containers sobrepostos, por um sistema de abertura zenital que “afasta” os volumes e abriga as circulações verticais. Este sistema é projetado para reduzir o uso de iluminação artificial. Sobre os containers estão instalados dois grandes telhados-jardins que cumprem várias funções: reduzir o impacto da radiação solar, captar água das chuvas para reuso e ser um reservatório de águas pluviais, diminuindo o impacto no sistema de coleta pública. Eles também se propõe aos vizinhos como uma “gentileza urbana”, trazendo cores e conforto visual aos moradores das edificações vizinhas.

Corte

Container é um laboratório, por assim dizer. Neste espaço repleto de significados, foram dividas memórias com uma equipe arquitetos e somam experiências com outros profissionais de criação em design, fotografia e arte através de um Coworking. O resultado dessa conta é uma verdadeira multiplicação de inspirações traduzidas em projetos. Tudo no Container tem uma razão de ser, desde o logo que faz menção à origem indígena do arquiteto, aos laços afetivos que mantém com a cidade de Itajaí e a sua ligação com a indústria naval, representada pelo próprio container.

Container / Rodrigo Kirck Arquitetura - Pilar, Viga
© Alexandre Zelinski

No projeto de interiores, tudo é muito simples e ao mesmo tempo de grande refinamento. Aconchego, conforto térmico, visual e integração são prioridades que recebem tratamento especial através da decoração. Luminárias com design próprio, peças funcionais, materiais reaproveitados, cores em harmonia e arte, muita arte impressa em todos os ambientes. Nada de quadros, as pinturas são eternizadas nas paredes e portas, cada obra integra o cenário que não deixa dúvidas: O  Container é um escritório criativo e dele saem projetos diferentes, fora do lugar comum, onde o ser é mais importante que o ter. 

Container / Rodrigo Kirck Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga
© Alexandre Zelinski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Tubarão, 182 - Fazenda, Itajaí - SC, 88301-470, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Container / Rodrigo Kirck Arquitetura" 28 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801954/container-rodrigo-kirck-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.