Residências Jonc / Christian von Düring

Residências Jonc / Christian von Düring - Mais Imagens+ 20

Grand-Saconnex, Suíça
  • Arquitetos: Christian von Düring; Christian von Düring
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1720
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
    Fotografias:Thomas Jantscher
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Duravit, Forster, Forster Custom Kitchen, Thermocellite
  • Engenheiros: EDMS SA
  • Construtora: ATBA SA
  • Cidade: Grand-Saconnex
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Thomas Jantscher

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de três residências geminadas segue o princípio de desenvolvimento sustentável em um esforço por minimizar o impacto meio-ambiental durante todo o ciclo de vida do edifício. Além disso, garante o conforto individual, fomenta as relações sociais entre vizinhos, garante um rendimento do investimento a longo prazo e sustenta a manutenção e custos de funcionamento.

© Thomas Jantscher

Um dos objetivos do projeto é fomentar a vantagem de ser uma moradia compartilhada, mantendo a individualidade de cada uma. Através da posição das garagens e da definição das entradas, cada casa é descoberta através de um pátio privado. No lado oposto, os terraços estão voltados a um jardim comum e a impressão das casas individuais se esfumaça para dar a sensação de uma grande casa única.

© Thomas Jantscher
Corte
© Thomas Jantscher

Devido ao desenho estrutural e a escolha dos materiais, o projeto é concebido para proporcionar máxima flexibilidade. Cada casa varia sua disposição e expressa sua própria individualidade. A estrutura completa permite a possibilidade de uma evolução futura, inclusive uma eventual transformação para pequenos apartamentos através da adição de dois pavimentos, que mantem sua sustentabilidade e integração potencial em um futuro plano urbano.

© Thomas Jantscher

Neste projeto é preferível o uso de materiais naturais (terra batida, alvenaria de terracota e madeira). Esta escolha define-se em função da sua materialidade cinza e sua durabilidade. A construção é composta por uma série de muros de alvenaria no térreo que suportam um volume de madeira por cima. Inspirada pela construção rural local, a alvenaria protege a madeira da umidade do solo e ao mesmo tempo compensa por sua falta de inércia.

Por outro lado, um monólito de terra compactada penetra em cada moradia de cima para baixo. Agrega-se uma regulação passiva de temperatura e umidade. Além disso as janelas da fachada e uma claraboia central garantem a ventilação e iluminação em cada habitação. Por último, a abertura manual das janelas resfria o ar desde o nível inferior, até sair pela claraboia, atuando como um sistema de refrigeração natural.

© Thomas Jantscher
Planta 1
© Thomas Jantscher

Estes exemplos ilustram como o projeto minimiza sistemas complexos de regulação automatizada e dá preferência às soluções passivas, otimizando assim o consumo de energia durante as quatro estações.

© Thomas Jantscher

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residências Jonc / Christian von Düring" [Villas Jonc / Christian von Düring] 01 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801840/residencias-jonc-christian-von-during> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.