Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa de Tijolos / Verri & Galvão Arquitetos

Casa de Tijolos / Verri & Galvão Arquitetos

© Lauro Rocha © Lauro Rocha © Lauro Rocha © Lauro Rocha + 34

Maringá, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 759.3 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015
  • Fotógrafo Fotografias: Lauro Rocha
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Portobello, ambiente ar condicionado, continental sul metalúrgica, depósito joão de barro, e-mobiliário e decormade, euroingá, gran-norte, kelvin lighting design, kitchens, marcenaria & cia, armando fulgêncio, nicoletti madeiras
© Lauro Rocha
© Lauro Rocha

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma casa unifamiliar, construída em condomínio, cujo processo de trabalho se desenvolveu de 2011 a 2015, onde nos responsabilizamos pelos projetos arquitetônico, mobiliário e acompanhamento de obra.

© Lauro Rocha
© Lauro Rocha

A projeção retangular da casa, com 7 m de recuo frontal, ocupa dois lotes que juntos somam aproximadamente 1200 m², com sua maior dimensão paralela à via em sentido norte-sul. Aos fundos do lote um jardim para onde os ambientes são abertos pois, além das visuais para a cidade e a beleza da vegetação, são banhados pelo sol nascente.

Ground Floor
Ground Floor

A constituição volumétrica da residência se expressa por uma forte linha inclinada dos telhados, que se iniciam no extremo norte do lote, descendo à sul, inclinação que está presente nos ambientes internos, forrados em ripas de ipê e que têm luz artificial indireta.

© Lauro Rocha
© Lauro Rocha

Na organização espacial, as diferentes funções foram reunidas em dois pisos entre social e serviços no térreo e íntimo no superior. A partir do acesso social, uma ampla sala aberta para o jardim, contendo os espaços de lareira, estar, refeição e adega. A copa e cozinha podem se isolar dos espaços sociais com portas camarão de madeira ipê. Articulando-se com o jardim e posicionada na lateral da cozinha, uma varanda com churrasqueira. A cozinha se conecta aos serviços, despensas, dependências de funcionários e uma garagem para serviços à direita.

© Lauro Rocha
© Lauro Rocha

Um vão de 11 m para abrigar os automóveis está posicionado à esquerda na planta, permitindo também o acesso aos fundos do terreno, onde em cota semienterrada, há uma oficina para o hobby do cliente, coberta com laje jardim, que de certa forma, mimetiza-se no verde. O vazio dos automóveis à frente é estruturado por uma viga que nasce na divisa esquerda e se conecta com o volume do escritório, imprimindo à composição a escala do acesso com linhas ortogonais. Dada a atividade empresarial do proprietário, o escritório tem acesso pela rua e independência do funcionamento da casa, abrindo-se para um pátio frontal.

Section
Section
Section
Section

O pavimento superior abriga três quartos com seus banhos mais uma sala de tv, e é acessado por escadas posicionadas à frente no acesso social e à direita no setor de serviços, e também por elevador.

© Lauro Rocha
© Lauro Rocha

A casa é pouco aberta para a rua, assegurando a plena privacidade dos moradores, entretanto totalmente banhada com luz natural. Os volumes receberam externamente revestimento de tijolos cerâmicos da região, que são feitos com a terra vermelha característica do lugar, condição necessária para controlar a incidência e reflexão da luz nas paredes externas e remeter à cor do solo, tão acentuada no norte do paraná.

© Lauro Rocha
© Lauro Rocha

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Tijolos / Verri & Galvão Arquitetos" [Brick House / Verri & Galvão Arquitetos] 21 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801380/casa-de-tijolos-verri-and-galvao-arquitetos-brick-house> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.