Centro Educativo Legion D'honneur / Belus & Hénocq Architectes

Centro Educativo Legion D'honneur / Belus & Hénocq Architectes - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2065
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Raphaël Chipault
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amkel, Etex Colombia, Interpane, Poralu, STABALUX, Tarkett, VMZINC, Viroc
  • Cliente: Ordre national de la Légion d’honneur
  • Construtora Principal: Belus & Hénocq Architectes, Main mission 
  • Estrutura De Madeira: Sylvain Rochet, Teckicéa
  • Custo: €3,9m excluindo impostos
  • Cidade: Saint-Denis
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Raphaël Chipault

Descrição enviada pela equipe de projeto. No histórico coração do parque do Centro Educativo da Légion d’Honneur, alinhado com o canal anterior, o projeto toma a forma de uma baioneta no frontão principal a espera de um edifício sem terminar. Esta composição torna possível que cada ala tenha uma relação particular com o local. A ala leste sinaliza a presença do edifício na perspectiva do parque, enquanto a ala oeste volta-se para o mundo exterior.

© Raphaël Chipault
Planta
© Raphaël Chipault

O Centro Educativo, fundado no lugar da antiga abadia, está situado no centro de Saint-Denis, vizinho direto da basílica. Neste entorno protegido, a terra designada a operação encontra-se na Cour Bayard.

Sua paisagem composta por gramíneas difere significativamente do clássico tratamento do resto do parque. Existe um edifício que data a década de 1950 nas proximidades do novo projeto. Entretanto, no extremo sul de Croult, um rio é coberto para permitir a entrada do público ao parque nos meses de verão. Neste contexto, o desenho do terreno serve para revelar as diferentes sequencias paisagísticas que organiza um todo.

Concebido como um passeio arquitetônico através de um mirante sobre o parque, a galeria central contém circulações verticais e serviços compartilhados. Ela conduz às alas onde cada habitação conta com uma vista única e uma orientação ao leste ou ao oeste. Na parte frontal está o centro educativo que se estende desde o térreo, como uma espécie de posto avançado, voltado a perspectiva do antigo canal.

© Raphaël Chipault
Corte
© Raphaël Chipault

Sem buscar uma rivalidade com a arquitetura monumental dos edifícios de Robert de Cotte, Jacques Gabriel, Charles Bonhomme e Charles De Wailly, aqui o uso da madeira agrega um pouco de calidez ao conjunto. A composição das fachadas reinterpreta os códigos clássicos, propondo uma rima regularmente constituída que alterna sólidos e vazios.

A dimensão das aberturas remete a construção de um hospital e seu desenho corresponde às aplicações de Roland Simounet no outro lado da parede. A margem de qualquer programa, o projeto é concebido como um experimento no marco de um processo com baixa emissão de carbono.

© Raphaël Chipault
Planta
© Raphaël Chipault

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saint-Denis, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Educativo Legion D'honneur / Belus & Hénocq Architectes" [Maison D'education De La Legion D'honneur / Belus & Hénocq Architectes] 28 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800271/centro-educativo-legion-dhonneur-belus-and-henocq-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.