Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa

Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa - Imagem 2 de 21Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa - Imagem 3 de 21Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa - Imagem 4 de 21Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa - Imagem 5 de 21Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa - Mais Imagens+ 16

Parada do Monte, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  349
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Cepeda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Herman Miller
  • Colaboradores: filipa júlio, joanna katherine guimarães,
  • Estrutura: Ana Isabel Vale (ABprojectos) Ana Isabel Vale (ABprojectos)
  • Hidráulica: Ana Isabel Vale (ABprojectos) Ana Isabel Vale (ABprojectos)
  • Elétrica: Maria da Luz Santiago (RS Associados)
  • Instalações: Raul Bessa (GET)
  • Cidade: Parada do Monte
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa - Imagem 2 de 21
© André Cepeda

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa a ampliar, uma pequeníssima construção rural em pedra onde antes terá vivido uma família de 11 pessoas, encaixa-se na topografia acidentada de um grande terreno localizado na zona de Melgaço, Minho interior, Norte de Portugal.

Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa - Imagem 10 de 21

A força da paisagem e o carácter da ruína encontrada, sugeriram a extensão da casa como uma construção intemporal, sem limite definido, mas definida pela matéria do lugar.

Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa - Imagem 6 de 21
© André Cepeda

A ampliação da casa onde se alojam a sala de estar e três quartos é um corpo subterrâneo, que ganha iluminação natural através da abertura de um pátio a nascente recortado no terreno e pela extensão poente da fachada original. Um paramento em granito, feito com pedras de uma outra construção local entretanto demolida.

Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa - Imagem 11 de 21
Planta - Térreo

A pequena casa, contém a zona de comer e cozinhar em dois pisos, ligados por uma escada interior encostada á fachada Norte.

Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa - Imagem 5 de 21
© André Cepeda

Para complementar a vivência doméstica, constroem-se três pequenos corpos volumetricamente autônomos da construção principal:

A nascente uma pala em betão (concreto), para estacionar e proteger os carros e arrumar a lenha, um corpo em vidro, para uma pequena cozinha de jardim e a Poente uma piscina, murada por pedra aparelhada, para conter o tanque.

Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa - Imagem 4 de 21
© André Cepeda

A casa tem dois lados distintos na sua forma e função:

A Nascente a disposição orgânica dos corpos e muros construídos na topografia e a sua funcionalidade de rotina atribui á construção uma informalidade

Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa - Imagem 12 de 21
Planta - Superior

A Poente a relação entre as fachadas e o tanque da piscina cria uma cenografia tectônica, que ilude os tempos de cada construção e estabiliza a relação da casa com a paisagem.

Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa - Imagem 3 de 21
© André Cepeda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa" [House in Melgaço / Nuno Brandão Costa] 18 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799451/casa-em-melgaco-nuno-brandao-costa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.