Um Estúdio - Casa na Árvore / Phillip Lühl + Nina Maritz Architects

Um Estúdio - Casa na Árvore / Phillip Lühl + Nina Maritz Architects - Mais Imagens+ 15

Windhoek, Namíbia
© Christine Skowski

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia deste pequeno estúdio de 35 m² úteis nasceu desta localização espetacular. Neste incrivelmente denso jardim é possível encontrar de tudo, desde porco espinho à galinhas d'Angola e abruptas encostas para as ravinas secas ao fundo. A insistência dos clientes para que nenhuma das árvores fossem cortadas exigiu uma abordagem fora do comum. O único espaço construível disponível era de um antigo depósito de 3 x 3 m entre a garagem e o espaço de estar da casa existente.

© Christine Skowski

Como encaixar um espaço de escritório e de consulta para os clientes, que também funcionaria como um apartamento independente e que ainda respeitasse a conexão visual entre a casa existente e o jardins? A garagem seria recuada em relação à rua em 5 m, abrindo espaço para o estúdio. No entanto, isso significaria gastar grande quantidade do orçamento reconstruindo uma garagem existente, ao invés de investir no próprio estúdio. Além disto, construir no térreo limitaria as vistas do estúdio para o jardim.

Croqui
Corte

Um volume de dois pavimentos foi proposto, transformando a metragem de 3 x 3 m do antigo espaço de armazenamento em uma kitnet e banheiro. O novo térreo acomoda o estúdio em si, em balanço sobre uma varanda e portanto expondo inteiramente as fachadas norte e leste às copas das árvores do entorno. Completamente protegidos da forte luz solar direta, ambas as fachadas são compostas de painéis de vidro do piso ao teto para maximizar a sensação de uma casa na árvore - uma antiga fantasia infantil dos clientes. Para o terraço, grandes janelas de correr criam uma esquina aberta, transformando todo o primeiro pavimento em uma 'varanda' quando necessário. 

© Christine Skowski

A entrada se dá através de um deck de madeira um metro acima do solo. A cozinha está três degraus abaixo da entrada, ou é possível continuar escada acima em direção ao estúdio através de acesso de pé-direito duplo. O espaço limitado para a cozinha exigiu que a escadaria ao primeiro pavimento se tornasse uma peça de mobiliário, acomodando a pequena cozinha com uma geladeira e uma pia incorporadas. Outros mobiliários embutidos foram desenhados para maximizar o espaço utilizável e criar áreas de armazenamento úteis. Todo mobiliário embutido é feito em madeira sólida local com acabamento carbonizado ou natural contrastando com os demais acabamentos, mais frios.

Planta Térreo

Uma grande coluna de concreto é o apoio principal para duas vigas de concreto acima, e conecta o térreo e primeiro pavimento visualmente. Outros elementos estruturais são metálicos, afastados um metro da fachada para dar ênfase ao efeito de balanço. A qualidade da execução não permitiu que as paredes de concreto permanecessem em seu estado cru, como planejado originalmente. Portanto, alguns elementos foram pintados em diversos tons de verde, mesclando com os tons do jardim exterior e borrando a linha de transição entre o interior e o exterior. As aberturas foram cuidadosamente posicionadas em todas as laterais do edifício permitindo ventilação natural cruzada maximizada e aumentando a sensação de espaço.

© Christine Skowski

O reconhecimento mais gratificante é a da própria cliente. Depois de suportar frustrações típicas de uma obra no entorno sua casa, ela agora desfruta de um espaço de escritório no topo das árvores, estimulando não apenas a si mesma, mas aos clientes que atende.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Um Estúdio - Casa na Árvore / Phillip Lühl + Nina Maritz Architects" [A Studio - A Tree House / Phillip Lühl + Nina Maritz Architects] 05 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798542/um-estudio-casa-na-arvore-phillip-luhl-plus-nina-maritz-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.