Sebrae Bonito / Gil Carlos de Camilo

Sebrae Bonito  / Gil Carlos de Camilo - Mais Imagens+ 20

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, Blindex, Cebrace, Deca, Isoeste, Pedrasul, Pertech, Placo, Portobello, Suvinil, iluminar
  • Estrutura Concreto E Fundações : Pró-Cálculo
  • Estrutura Metálica : DEME
  • Inst Elétricas : Engelumen
  • Luminotécnica: Gil Carlos de Camillo e Engelumen
  • Inst Hidráulicas : TLL Projetos
  • Ar Condicionado : Termoline
  • Planejamento De Obras : Planenge
  • Construção: RVA
  • Cidade: Bonito
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Erich Sacco

Descrição enviada pela equipe de projeto. O município de Bonito à 265 Km da capital Campo Grande, tornou-se ao longo do tempo um dos principais destinos para eco turismo no Brasil.

© Erich Sacco

Numa região onde antes predominava a pecuária extensiva, o fomento à atividade turística vocacionou novas atividades.

Planta 1

Seguindo seu plano de expansão, o Sebrae optou por implantar sua nova sede em Bonito visando dar suporte às micro e pequenas empresas que vem surgindo naquela região do estado.

© Erich Sacco

O projeto arquitetônico foi concebido com ênfase na sustentabilidade,tanto na construção como na operacionalização do edifício. E traz referências dos atrativos naturais da região onde a transparência e a tonalidade das águas são aspectos singulares.

© Erich Sacco

Na elaboração do projeto procurou-se intervir minimamente no perfil natural do terreno que possui conformação triangular em aclive com área de 6.771,26 m².

Corte

O edifício sugere flutuar sobre o espelho d'agua, revestido em pastilhas de porcelana verde que remete ao tom das águas do Rio Formoso, principal afluente do município.

© Erich Sacco

Atenuando o impacto ambiental do processo construtivo, sua estrutura foi concebida predominantemente em treliças e pilares metálicos.

Planos inclinados em vidro insulado eco-lite diminuem a incidência solar nos ambientes.

© Erich Sacco

Vedações externas estão providas de isolamento térmico em poliuretano enclausurado em painéis de laminado melamínico. Já os interiores, revestidos em gesso acartonado.

Planta 2

Aberturas lineares na extremidade do piso em balanço sobre o espelho d'água, e o lanternim junto a cobertura termo-acústica promovem a aeração diminuindo a necessidade de acionamento de sistemas de ventilação mecânica no lobby.

© Erich Sacco

O edifício está provido de painéis fotovoltaicos para autossuficiência energética e sistemas para reutilização de águas pluviais.

Possui 718,40 m² de área construída distribuídos em dois níveis. Abriga setores administrativos, salas de treinamento internas e externas (através de doca para caminhão adaptado à cursos itinerantes) e lobby, concebido como espaço multiuso a ser utilizado também pela comunidade quando necessário.

© Erich Sacco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bonito, MS, Brazil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sebrae Bonito / Gil Carlos de Camilo" [Sebrae Bonito / Gil Carlos de Camilo] 01 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798322/sebrae-bonito-gil-carlos-de-camilo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.