Apartamento MA / Estúdio MRGB

Apartamento MA / Estúdio MRGB - Mais Imagens+ 9

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio MRGB; Estúdio MRGB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Estúdio MRGB, GR interiores, Sonotto - Legneto
  • Colaboradores: Ana Orefice, Rodolfo Marques, Flavia Groba
  • Autores: Igor Campos, Hermes Romão
  • Construtora: WW Arquitetura & Construção
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Haruo Mikami

"Um apartamento contemporâneo mas com clara filiação ao desing moderno da moradia coletiva do início da construção de Brasília". Essa foi a orientação que, à época, obtivemos de nossos clientes hoje, queridos amigos, quando do início da elaboração do projeto arquitetônico de reforma e adequação do apartamento MA, localizado na área central de Brasília.

Estabelecida a premissa conceitual do projeto a intenção foi alcançar uma solução que conciliasse a dinâmica da vida contemporânea à luz dos conceitos do habitar peculiar da escala residencial de Brasília, idealizada pelo arquiteto Lúcio Costa. O horizonte desimpedido, a fluidez espacial e a generosidade dos espa ços que constituem a Urbs de Brasília são algumas das características impregnadas nos projetos elaborados pelo escritório de Brasília, Estúdio MRGB. Evidentemente, esses princípios se apresentam em maior ou menor intensidade diante dos temas com os quais os arquitetos se deparam no exercício da profissão. No apartamento RMA a fluidez, a permeabilidade e a generosidade espacial estão presentes, em especial, nas áreas de estar, jantar e de trabalho. Os ambientes são totalmente integrados e seus limiteis configurados com sutileza, resguardando a cada um deles as especificidades de suas funções. Os olhares percorrem, sem obstrução, todos os ambientes e permitem a compreensão clara e objetiva dos espaços de socialização.O apreço tanto dos clientes como do Estúdio MRGB pelo do design da década de sessenta é assegurado pelo mobiliário que protagoniza a atmosfera pretendida. As peças que integram os espaços foram desenhadas pelos grandes mestres nacionais, arquitetos Sérgio Rodrigues e Paulo Mendes da Rocha.

© Haruo Mikami
Planta Baixa

Florence Knoll e Charles Ray Eames contribuem, igualmente, com a valorização dos ambientes em perfeita harmonia com com as peças contemporâneas concebidas pela nova e promissora geração de designers brasileiros, Jader Almeida e Fernando Prado. O limite entre as áreas intima e social é definido pelo painel ripado em madeira, localizado ao fundo da sala. Integrada ao extenso plano de madeira a porta de acesso que dá cesso ao quarto do casal mimetiza-se na trama vertical. Esses elementos conferem, ademais, a privacidade o conforto e o bem estar necessários ao perfeito aproveitamento dos espaços íntimos e social devidamente setorizados. Na extremidade oposta ao painel de madeira está localizada a galeria de exposição cuidadosamente projetada para valorizar as obras de arte do casal. Por último, e em estreita relação com a cidade, um painel de azulejos personalizado com motivos geométricos foi desenhado pelo Estúdio MRGB em clara alusão ao artista plástico Athos Bulcão que, por força de sua presença nas principais obras arquitetônicas da cidade de Brasília, tornou-se uma referência para os arquitetos, artistas plásticos e cidadãos de Brasília.

© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasília - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento MA / Estúdio MRGB" [Apartamento MA / Estúdio MRGB] 29 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798060/apartamento-ma-estudio-mrgb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.