Museu da Moeda / Costa Lopes

Museu da Moeda / Costa Lopes - Imagem 2 de 20Museu da Moeda / Costa Lopes - Imagem 3 de 20Museu da Moeda / Costa Lopes - Imagem 4 de 20Museu da Moeda / Costa Lopes - Imagem 5 de 20Museu da Moeda / Costa Lopes - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Costa Lopes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4794
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fabrice Fouillet
Mais informaçõesMenos informações
Museu da Moeda / Costa Lopes - Imagem 15 de 20
© Fabrice Fouillet

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Museu da Moeda está localizado junto à Baía de Luanda, no coração da baixa da cidade, e é vizinho do carismático edifício do Banco Nacional de Angola.

Museu da Moeda / Costa Lopes - Imagem 4 de 20
© Fabrice Fouillet

O propósito foi pretexto para duas intervenções fundamentais. Por um lado, ancorou-se o equipamento museológico abaixo da linha de terra, mais reservado e silencioso. Por outro, à superfície, estabeleceu-se uma nova praça urbana que anuncia o Museu e permite, em simultâneo, a celebração do espaço público, de algum modo contaminado pela nova marginal da baía.

Museu da Moeda / Costa Lopes - Imagem 2 de 20
© Fabrice Fouillet
Implantação
Museu da Moeda / Costa Lopes - Imagem 3 de 20
© Fabrice Fouillet

O novo Museu, com cerca de 4.800m², revela-se na estereotomia gerada por escavação, com a entrada duplamente anunciada na justa inserção do vazio das escadas e, a partir deste, na irrupção dos cobertos metálicos de sombreamento que entregam escala urbana e aclimatam permanências. Adentro, inclui duas áreas expositivas (permanente e temporária), complementadas por outras públicas com auditório para suporte de atividades didáticas e pedagógicas. 

Museu da Moeda / Costa Lopes - Imagem 5 de 20
© Fabrice Fouillet
Corte
Museu da Moeda / Costa Lopes - Imagem 9 de 20
© Fabrice Fouillet

À superfície, a praça pétrea do Museu gera uma topografia subtil justificada pela baía e pela envolvente próxima, desenhando estadia, percursos e equipamentos, e redesenhando a ambicionada centralidade como espaço público aberto à cidade e à vida coletiva.

Museu da Moeda / Costa Lopes - Imagem 7 de 20
© Fabrice Fouillet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Luanda, Angola

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu da Moeda / Costa Lopes" [Currency Museum / Costa Lopes] 07 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796558/museu-da-moeda-costa-lopes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.