Riba / SuperLimão + André Piva Arquitetura

Riba / SuperLimão + André Piva Arquitetura - JanelaRiba / SuperLimão + André Piva Arquitetura - Mesa, VigaRiba / SuperLimão + André Piva Arquitetura - Imagem 4 de 12Riba / SuperLimão + André Piva Arquitetura - Imagem 5 de 12Riba / SuperLimão + André Piva Arquitetura - Mais Imagens+ 7

Rio de Janeiro, Brasil
  • Equipe: Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Antonio Carlos Figueira de Mello, Rafael Zampini, André Piva, Juliana Sae, Carolina Nigri
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Riba / SuperLimão + André Piva Arquitetura - Cadeira
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado numa das esquinas mais clássicas da boemia carioca dos anos 70 nasce o Riba, este bar pequeno em tamanho e rico em detalhes. Livre de fechamentos e com um piso cimentado único da calçada ate o balcão, faz com que o bar se aproprie da esquina e que a calçada se aproprie do bar. As paredes descascadas revelam a estrutura do prédio com seu pórtico do concreto, enquadrando e valorizando o coração do Riba: a cozinha e balcão. 

Riba / SuperLimão + André Piva Arquitetura - Imagem 9 de 12
Planta

Contrapondo com a rusticidade e sobriedade do concreto, as paredes e balcão foram revestidos com o mais tradicional revestimento dos pés sujos cariocas, o azulejo. Para esta tarefa foi chamada a Lurca, que mapeou todos os  planos de forma a criar um grande painel horizontal, que percorre todo o bar como uma grande pincelada de cor valorizando ainda mais a esquina. Nos banheiros não há limites entre parede, teto, portas. Os azulejos invadem todo o espaço, que valorizados por um jogo de luzes e espelhos tornam a visita em uma verdadeira viajem.

Riba / SuperLimão + André Piva Arquitetura - Imagem 7 de 12
© Maíra Acayaba

O balcão propositalmente colocado na esquina e com sua grande janela de vidro possui o sistema mais moderno de refrigeração, garantindo que os chopps artesanais sejam servidos sempre na temperatura ideal. 

Riba / SuperLimão + André Piva Arquitetura - Mesa, Viga
© Anna Fischer
Riba / SuperLimão + André Piva Arquitetura - Imagem 12 de 12
Maquete Virtual

Todo o mobiliário foi desenhado para valorizar o bate papo com amigos, com uma grande variedade de mesas, balcões e bancos. Detalhe para os bancos externos que assim como o bicicletário cumprem dupla função, virando o fechamento do bar a noite.

Riba / SuperLimão + André Piva Arquitetura - Cadeira
© Maíra Acayaba

Seja para reunir os amigos, filosofar sobre a vida, no pós-praia de domingo ou para comentar sobre o jogo de ontem, o Riba começa com ares de um lugar que sempre esteve ali e onde a gente sempre quer estar.

Riba / SuperLimão + André Piva Arquitetura - Imagem 11 de 12
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Riba / SuperLimão + André Piva Arquitetura" 07 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796556/riba-superlimao-studio-plus-andre-piva-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.