Residência em Taipei / Preposition Architecture

Residência em Taipei / Preposition Architecture - Mais Imagens+ 28

Taipei, Taiwan
  • Arquitetos: Preposition Architecture; Preposition Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
Cortesia de Preposition Architecture

Localização

Esta residência unifamiliar está localizada em uma comunidade isolada nas colinas próximas à Tapei. No início do projeto, havia uma indefinição sobre o direito de propriedade da terra (a questão foi resolvida posteriormente), portanto, a estrutura se limita a noroeste do local. Como resultado, foram permitidos somente 98 metros quadrados do terreno para serem desenvolvidos neste terreno de 280 metros quadrados. A edificação precisa, ainda, crescer verticalmente com cada pavimento variando entre 46 e 76 metros quadrados (incluindo caixa de escada e elevador).

Planta Baixa

O principal desafio era satisfazer as necessidades de um estilo de vida de várias gerações (avós, pais e crianças que vivem juntos), ou seja, 6 membros da família com diferentes idades que convivem em um espaço limitado. Outro desafio era responder ao clima local que se carateriza pelo calor intenso, chuva frequente e alta umidade.

Cortesia de Preposition Architecture

Uma identidade, múltiplas fachadas 

A residência está situada em uma esquina entre uma importante rua de 6 metros de largura e uma rua de 4 metros. As residências vizinhas estão voltadas à via de 4 metros no lado sudoeste. O desenho segue este padrão apresentando como fachada principal a sudoeste. Esta é a primeira fachada da casa. Aberturas limitadas são criadas nesta primeira fachada devido aos requisitos de privacidade e exposição solar direta à oeste. Todas as grandes aberturas estão orientadas ao sudeste, o que permite a entrada de luz natural desde esta direção. Portanto, desde o interior, a fachada da residência seria percebida como aquela voltada ao jardim em vez daquela voltada para a rua - a fachada gira 90 graus do interior ao exterior. O jardim mantém a rua principal a uma distância adequada para proporcionar privacidade. Esta é a segunda fachada da residência.

Cortesia de Preposition Architecture

Ao lado do terreno, a via principal faz um grande giro e dirige todas as vistas para a montanha, em direção à residência. Para fazer jus à esta vista significativa, criou-se um volume na ala leste no ângulo exato desta perspectiva da rua. Ao aproximar-se da casa, montanha acima, esta fachada converte-se na fachada principal. Esta terceira fachada conecta as outras duas e completa a totalidade e identidade do projeto.

Cortesia de Preposition Architecture

Explorar as características e possibilidades de um subúrbio de Taipei

A área possui as características dos subúrbios de Tapei: desenvolvimento em alta densidade dentro de um entorno natural. Trata-se de pequenos blocos urbanos entre montanhas. A maioria dos terrenos é muito pequena com um espaço aberto muito limitado. Concentramos os volumes na lateral do terreno e deixamos quase a metade dele livre como um jardim - um espaço aberto suficiente para si mesmo. Pouco depois da finalização do projeto, pássaros, abelhas e rãs.. rapidamente se estabeleceram no jardim. O sólido e o vazio assumem papéis de igual importância no projeto; contrastam o peso entre si e são um pano de fundo. Múltiplos níveis de espaço ao ar livre foram criados permitindo que o espaço aberto se estenda desde o solo até a cobertura.

Cortesia de Preposition Architecture

Controle micro-climático através de estratégias de projeto

Situado na área subtropical, Taiwan possui um longo e intenso verão, portanto, a redução da absorção de calor é uma questão que deveria ser abordada com cuidado. A edificação é uma estrutura de concreto que armazena grande quantidade de energia térmica e afeta o entorno físico. Em vez de depender de equipamentos mecânicos, este projeto responde a carga de calor através de estratégias de desenho. A disposição volumétrica assume um papel como a primeira defensa de uma escala maior. O volume retangular a oeste é substancialmente maior e mais alto que o volume triangular a leste que está mais afastado do que o primeiro.

Cortesia de Preposition Architecture

Esta disposição faz com que o volume oeste seja um refúgio do sol, que sombreará completamente o volume leste depois das 14h00 no verão, portanto, reduz a absorção de calor radiante. O volume oeste é coberto com persianas que bloqueiam a luz solar direta desde oeste e sul. A lavandeira e os banheiros, no volume oeste, são posicionados na esquina e se sobressaem para bloquear ainda mais a luz solar direta do oeste na parede exterior do dormitório e ajudar a reduzir a umidade nestes espaços.

Cortesia de Preposition Architecture

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Taipei / Preposition Architecture" [Family House in Taipei / Preposition Architecture] 12 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794908/residencia-em-taipei-preposition-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.