Residência Claroscuro / RoblesArq

Residência Claroscuro / RoblesArq - Mais Imagens+ 17

Santa Ana, Costa Rica
  • Arquitetos: RoblesArq; RoblesArq
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artemide, BONALDO, Ligne Roset, SANTOS, Valli & Valli
© Andrés García Lachner

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Claroscuro foi projetada com o objetivo de criar uma casa eficiente, de alto desempenho, aproveitando a ventilação cruzada e a iluminação natural para criar um projeto de expressão vanguardista que permite uma integração satisfatória em seu entorno urbano. O conceito consiste do uso de fortes contrastes entre os volumes, alguns iluminados e outros escuros a partir da projeção solar ou da iluminação de um ambiente noturno, para destacar mais efetivamente alguns elementos. Este conceito permite criar maiores efeitos de relevo e modelagem das formas através da gradação de tons luminosos.

© Andrés García Lachner
© Andrés García Lachner

Foram levadas em consideração as variáveis do clima quente de Santa Ana, Costa Rica, motivo pelo qual organizou-se o programa de tal forma que os espaços que requerem um controle eficiente da massa térmica localizam-se nos volumes brancos paralelos, orientados de forma estratégica para aproveitar as correntes de vento predominantes do lote. No meio desses volumes, localiza-se a área social, que é composta por espaços integrados de pé direito duplo e fechamentos de vidro. Os volumes sólidos nos dois extremos da área social e do projeto de cobertura têm como função impulsionar a corrente de vento através dos espaços integrados.

Planta
Planta
Diagrama

O desenho do projeto é mais uma obra de arte do que uma residência tradicional, e reflete a personalidade e estilo de vida da família. Os volumes foram esculpidos nos materiais predominantes, como o concreto, o vidro, o mármore e alguns detalhes em madeira, gerando uma arquitetura simples de geometria pura, que ganha vida por meio da luz e da sombra sobre as superfícies brancas, elementos que dão vida ao jogo entre volumes e suas projeções.

© Andrés García Lachner
© Andrés García Lachner

Em relação ao desenho interno da residência, foram utilizadas texturas e uma paleta de cores muito calmas para que a decoração não tivesse que ser sobreposta, mas sim, pensada. Cada espaço possui um elemento de desenho interno que se destaca, como a mesa de Bonaldo que marca uma forte relação com a lâmpada escultural de Artemide na sala de jantar, além dos espaços que contam com obras de artistas locais como Luciano Goizueta, Andres Gudiño e Esteban Campos.

© Andrés García Lachner
© Andrés García Lachner

A distribuição do programa arquitetônico é composta no primeiro pavimento da área social com os espaços destinados a receber visitas, gerando, assim, um espaço sem divisões físicas onde é possível maximizar as funções quando em uso. No segundo pavimento, localizam-se os espaços da vida privada da família como os dormitórios e a sala familiar. As circulações entre os espaços permitem fluxos simples e dinâmicos para comunicar de forma eficiente toda a residência. 

© Andrés García Lachner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Claroscuro / RoblesArq" [Casa Claroscuro / ROBLESARQ] 14 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794680/residencia-claroscuro-roblesarq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.