Projeto Chacras / Natura Futura Arquitectura + Colectivo Cronopios

Projeto Chacras  / Natura Futura Arquitectura + Colectivo Cronopios - Mais Imagens+ 22

  • Colaboradores: Don Velfor, Joao , Gabriela Torres, Eduardo Cruz, Christian Bravo. Fausto Quiroz, José Gómez, Verónica Alvarado, Víctor Torres, Lorena Torres, Betty Alvarado, Diana Alvarado, Xavier Carrera, Leopoldo Bravo, Jamil Jara, Gonzalo Chávez, Todos somos Ecuador, Cuerpo Militar Arenillas, Wagner Aguirre, Juan Sánchez, Ing. Macas, Santiago Arcos , Lylibeth Coloma
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
© Eduardo Cruz e Natura Futura

Uma Habitação Produtiva Emergente
Arquitetura como um catalizador social para transformação, desde o básico.

Algumas vezes quando começamos um projeto nos deparamos como uma aventura vertiginosa, sedutora e inevitável. Envolvidos na paixão estão uma série de circunstâncias a resolver; questões técnicas, improvisações, colaborações, e então articular todas as iniciativas para poder avançar no objetivo: uma casa para um casal e seus três filhos.

© Eduardo Cruz e Natura Futura

Localizada na província de El Oro, Equador, aparece como em um filme de velho oeste, o povoado de Chacras, repleto de referências históricas pela proximidade com o país vizinho Peru (aqui viveu Manuelita Sáenz, mulher de Simón Bolívar, El Libertador). Hoje em dia os clientes residem aqui, após ter sua antiga casa destruída pelo terremoto que assolou o Equador em Abril de 2016; aqui encontraram refúgio em um terreno de 12 x 10 metros parcialmente ocupado pela mãe da esposa.

© Eduardo Cruz e Natura Futura

O projeto foi construído em maio deste ano e durou apenas 10 dias. Natura Futura Arquitectura juntamente com Cronopios-El Oro (coletivo de gestão cultural) desenvolveram os diferentes processos: após propor um projeto emergente, foram convocados a imprensa, meios digitais nas redes sociais e o boca a boca. Desta forma foram recolhidos os materiais doados, ferramentas e os voluntários se uniram para a construção, treinados para desempenhar tarefas diárias que fizeram crescer o projeto.

© Eduardo Cruz e Natura Futura

Após as fundações em concreto e tijolos, a casa se articula de maneira modular com base nos pallets, construídos de madeira de pinus. Ripas de madeira e demais elementos foram utilizados como suporte estrutura. As janelas foram construídas de madeira semi-dura e ripas de madeira recicladas. Para cobertura foram utilizados painéis de zinco no telhado.

Diagramação

Foram propostas estratégias para fortalecer a economia familiar, afetada pela paralisação do trabalho e a mudança de cidade. Criar uma horta foi uma primeira ideia para gerar um novo espírito de sustento, incluindo os proprietários no processo de aprender-fazendo para que possa replicar o aprendido em construção básica, para estabelecer uma atividade econômica dentro da região. Foram propostos espaços para geração de renda, como algum evento de venda de lanches ou almoços.

© Eduardo Cruz e Natura Futura

A plataforma de entrada é um espaço para interação social entre os membros da família e com as famílias vizinhas. Serve tanto para servir uma mesa com muitas cadeiras e aproveitar um almoço ou para estender um tapete e descansar. No dia de inauguração foi realizado um evento cultural; com apresentação de marionetes com o grupo Rompecabezas.

Planta Baixa

Transparência, Luz e Vento.

A casa se baseia em três volumes, dois utilizados para os quartos e outro para a cozinha e sala, com opção de crescimento processivo em direção à plataforma. A distância da casa elevada do terreno protegem as estruturas da umidade enquanto que permite o fluxo de ar constante sobre o piso. A altura do teto e dos espaços abertos aliados à transparência das aberturas permitem ventilação cruzada constante. A forma da cobertura é como se fosse um grande chapéu que protege a casa da chuva e com sombra, utilizado como opção de sistemas passivos. 

© Eduardo Cruz e Natura Futura

A constância dos módulos de pallets conjugados com espaços para as janelas cujos espaços entre as ripas permitem a entrada de luz gerando sombras caprichosas nos ambientes. As janelas baixas funcionam como portas de escape para as crianças; possibilidades recreativas são incorporadas no espaço que incentiva a fluidez.

© Eduardo Cruz e Natura Futura

A grande porta principal articula com a básica, com estantes feitas de caixas de feira recicladas, com a plataforma ampliando o espaço. A horta feita com pneus repletos de terra renova a esperança das crianças abraçarem a ideia como seu próprio projeto.

© Eduardo Cruz e Natura Futura

Buscou-se criar um novo núcleo dentro da comunidade reativando desta maneira a região toda, passando de momentos de incerteza à transformação, a partir do básico, cujo catalizador social é a arquitetura.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Reserva Ecológica Militar Arenillas, E50, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Projeto Chacras / Natura Futura Arquitectura + Colectivo Cronopios" [Proyecto Chacras / Natura Futura Arquitectura + Colectivo Cronopios] 10 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792993/projeto-chacras-natura-futura-arquitectura-plus-colectivo-cronopios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.