Anunciado o vencedor do Prêmio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp 2016

“O prêmio Universidades Millennium bcp deu a oportunidade a centenas de estudantes de 14 escolas de arquitetura em Portugal para convergir o seu olhar e o seu conhecimento num lugar específico, Sines. As respostas de projeto que vão estar expostas dão conta da qualidade e diversidade das competências do ensino da arquitetura em Portugal e o concurso deu lugar a um diálogo frutífero, não só entre escolas e profissionais, mas também com as comunidades que habitam a região.” André Tavares, curador geral, com Diogo Seixas Lopes, da 4ª edição da Trienal de Lisboa.

No âmbito da 4ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa, o Concurso Prêmio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp 2016 teve como ponto de partida o território de Sines. Com curadoria de Rui Mendes e Marta Labastida, este exercício envolveu 14 escolas nacionais que apresentaram 56 candidaturas que revelam o espectro alargado das competências do ensino da Arquitetura em Portugal.

O Júri, composto por André Tavares (curador geral, com Diogo Seixas Lopes, da 4.ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa), José Carlos Varela Lima (arquiteto em representação da Administração do Porto de Sines), Marta Labastida (comissária do Concurso Universidades), Nuno Mascarenhas (presidente da C.M. de Sines), Paulo David(arquiteto convidado em representação da Trienal de Lisboa e do Millennium bcp), Ricardo Pereira (arquiteto em representação da Câmara Municipal de Sines) e Rui Mendes (comissário do Concurso Universidades)  e foi consensual na seleção da proposta vencedora. 

A Terceira Água”, de autoria de Flora di Martino, Rita Martins e Saule Grybenaite, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto foi o projeto vencedor, tendo suscitado uma reflexão relevante na reposta aos maiores desafios apresentados no contexto territorial de Sines: a conjugação de um núcleo urbano, indústria e estrutura portuária.

Entre os participantes, foram muitos os projetos que se destacaram pela inovação e capacidade de contribuir para um debate pertinente e operativo em torno de Sines e da sua região. Como tal, foi também decidido atribuir duas menções honrosas para “De Encontro ao Mar”, da autoria de Carolina Dias e Cristina Silva, da Escola de Artes da Universidade de Évora e “Atlas de Sines” da autoria de Anna Villa, Beatriz Morgado, Constança Lino, João Costa, Luca Salermo, Marco Meggiato, Marina Vismara, Paulo César e Vera Cunha, da Universidade Autônoma de Lisboa.

A qualidade geral das propostas vai poder ser comprovada na exposição que resulta do Concurso Prêmio Universidades, onde serão apresentados 20 trabalhos. Com inauguração prevista para 8 de Outubro de 2016, na Sede da Trienal, “Sines: logística à Beira-Mar” é uma das exposições do programa “The Form of Form.” A exposição não só irá ser representativa dos trabalhos das escolas participantes, dando visibilidade aos respectivos temas e conteúdos propostos, como permitirá tornar visíveis quais as principais competências e orientações nas várias instituições de ensino da arquitetura em Portugal.

Este concurso, que existe desde a 1ª edição da Trienal em 2007 com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp, tem como objetivo principal contribuir de forma ativa para a discussão e pensamento sobre o território e a sua transformação. Esta nova edição do Concurso Prêmio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp 2016 conta ainda com três parceiros locais: Câmara Municipal de Sines, APS Porto Industrial e Logístico de Sines e Central Termoeléctrica de Sines – EDP.

"A arquitetura é um elemento cultural que condiciona e molda o ambiente urbano, as cidades, o território e a qualidade de vida dos cidadãos. É também uma área da atividade humana onde o talento português se tem afirmado de forma marcante além-fronteiras. A arquitetura é por isso para a Fundação Millennium bcp uma prioridade estratégica na sua ação mecenática.” Fernando Nogueira, Fundação Millennium bcp

Sobre a obra vencedora 

“A TERCEIRA ÁGUA”
Flora di Martino, Rita Martins e Saule Grybenaite
Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

A Terceira Água - Vencedor. Image Cortesia de Trienal de Lisboa

É uma proposta surpreendente, capaz de elevar a forma de discussão e debate das principais questões territoriais. A consideração da água como recurso permite à proposta desvincular-se das circunstâncias e limitações do terreno, propondo através dessa estratégia uma visão integradora no tempo e no espaço. As múltiplas escalas de intervenção são integradas, expondo uma metodologia capaz de associar uma ideia de paisagem à resolução objetiva de problemas de projeto. Trata-se de uma proposta que expande o campo de atuação da profissão e, com isso, demonstra a vitalidade da cultura arquitetônica e sua capacidade de responder aos desafios do presente. 

As duas Menções Honrosas 

“DE ENCONTRO AO MAR”
Carolina Dias e Cristina Silva, da Escola de Artes
Universidade de Évora

De Encontro ao Mar - Menção Honrosa. Image Cortesia de Trienal de Lisboa

A proposta torna visível a possibilidade de um projeto de Arquitetura ultrapassar as limitações do objeto e da encomenda, conferindo à intervenção construída uma dimensão territorial e cultural. Assim, aquilo que seria uma simples construção, ganha sentido na relação com o desmantelamento das infraestruturas industriais (central termoeléctrica), dando destaque à problemática da renaturalização da orla costeira.

“ATLAS DE SINES”
Anna Villa, Beatriz Morgado, Constança Lino, João Costa, Luca Salermo, Marco Meggiato, Marina Vismara, Paulo César e Vera Cunha
Universidade Autônoma de Lisboa.

Altas de Sines - Menção Honrosa. Image Cortesia de Trienal de Lisboa

A obra sugere a atuação coordenada da arquitetura para resolver problemas específicos e, com esse conjunto de intervenções pontuais, gerar ações com um sentido estratégico. Sem recurso a grandes gestos nem a desenhos intrusivos, o Atlas de Sines consegue, pouco a pouco, conquistar uma posição de relevo e força para a arquitetura se tornar relevante na transformação da cidade.

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: Amanda Ferber. "Anunciado o vencedor do Prêmio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp 2016 " 03 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792618/anunciado-o-vencedor-do-premio-universidades-trienal-de-lisboa-millennium-bcp-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.