Edifício La Serre / IP Arquitectos

Edifício La Serre / IP Arquitectos - Mais Imagens+ 11

Alacant, Espanha
  • Arquitetos: IP Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1108
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Frutos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cortiher Cortinas y Decoracion sl, Grupo Puma
  • Colaboradores: José Miguel Carmona Paíno, Luis Carreira Antón, Cristina Pérez Arzúa, Adrián Santos Pérez Navarro
  • Arquiteto Técnico: Eloy Azorín
  • Desenvolvedores: Isaac Peral Asensi y César Peral Codina
  • Construção: Los Sarteneros SL
  • Cidade: Alacant
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© David Frutos

CIDADE, ENTORNO E PARTIDO

A construção de edifícios por promoção privada está transformando as ruas de Alicante com obras que fazem uma caricatura das arquiteturas tradicionais, carentes de dignidade que tinham as do passado. Exemplo disso é a rua Calderón, que antigamente havia sido desenvolvida com uma estrutura de edifícios de três pavimentos e que o Plano Diretor ordenou a demolição para construir edifícios de cinco pavimentos. Quando foi realizada esta regulamentação, a rua havia perdido seu caráter pois não tinha sentido o planejamento em concordância com seu entorno. Por outro lado, a via pública adjacente de tráfego rápido e muito ruidosa devido a intensa atividade comercial. A forma dos terrenos, com testada bastante estreita e muita profundidade edificável permitia ventilar poucas vezes os interiores.

© David Frutos

PLANEJAMENTO GERAL E RESPOSTA FORMAL

A arquitetura vernacular de Alicante utilizava varandas de vidro como captadores de calor do sol durante o inverno. Durante as estações quentes, essas varandas permanecem abertas permitindo a circulação do ar. 

© David Frutos
Planta
© David Frutos

Em uma releitura dos padrões antigos, a fachada do edifício é um grande captador de calor no inverno que durante o verão pode ser totalmente aberta, protegendo-se do sol através de beirais e cortinas externas. A ventilação cruzada é alcançada através de um pátio semicircular.

Corte

O edifício "La Serre" cria uma estufa como espaço de transição entre o exterior e o interior. Funciona como filtro das vistas dos edifícios vizinhos, propondo um jardim entre dois planos de vidro como eixo visual da perspectiva. Além disso, essa estratégia resulta numa barreira acústica em relação ao tráfego ruidoso. 

© David Frutos

CASAS

São 5 casas no total. As áreas diurnas podem ser integradas ou divididas por painéis de correr que fazem o espaço flexível e fácil de transformar. As áreas noturnas estão na parte posterior, protegidas da agressão sonora do entorno. 

© David Frutos

PROCESSO CONSTRUTIVO E MATERIAIS 

Os materiais de construção: gesso laminado, madeira clara, dolomita e carvalho revestem as áreas úmidas e os demais ambientes, para que a percepção espacial seja contínua.

© David Frutos

O sistema de camadas duplas se resolve através de uma carpintaria interna de alumínio anodizado e uma cortina de vidro sem carpintaria. Toda a carpintaria apresentada em obra foi totalmente montada previamente.

© David Frutos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer Calderón de la Barca, 33, 03004 Alacant, Alicante, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício La Serre / IP Arquitectos" [La Serre / IP Arquitectos] 01 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792241/edificio-la-serre-isaac-peral-codina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.