A Antiga Biblioteca / BK. architecten + Stephanie Gieles Interieurontwerp + KREUK architectuur

A Antiga Biblioteca / BK. architecten + Stephanie Gieles Interieurontwerp + KREUK architectuur

© Arnaud Roelofsz Den Haag© Arnaud Roelofsz Den Haag© Arnaud Roelofsz Den Haag© Arnaud Roelofsz Den Haag+ 21

  • Interiores:KREUK architectuur, Delft, www.kreuk-architectuur.nl Stephanie Gieles Interieurontwerp, Delft, www.stephaniegieles.nl BK. Architecten, Utrecht, www.bkpunt.nl
  • Restauração De Fachadas:Geveltotaal Delft
  • Pintura:Leertouwer Schilders Delft
  • Revestimentos:Stukadoorsbedrijf S. De Lint Den Haag
  • Trabalho Em Metal:Vierhout Metaal Den Haag
  • Instalações Mecânicas:Van Dijk en Lemckert De Lier
  • Perfurações:Aviboor Wateringen
  • Encanamentos:Technisch bureau W. Janssen Den Haag
  • Construção:Madar Delft
  • Vitrais:Glasatelier Oud Rijswijk
  • Instalações Elétricas:Groen & Aldenkamp Woerden
  • Construção Interior:Houtwerk Delft,
Merbo Hardinxveld-Giessendam,
Joris Janssen Delft.
  • Pisos:Parkethuys Delft,
Leoxx Houten,
Zomerschoe Den Haag

  • Iluminação:Viabizzuno Antwerpen
  • Cliente:De Oude Bibliotheek
  • Equipe De Construão:KREUK architectuur (projeto), Delft
Overdevest adviseurs (instalações), Den Haag aannemersbedrijf L.R. Trek (gerenciamento de obra), Den Haag
  • Cidade:Delft
Mais informaçõesMenos informações
© Arnaud Roelofsz Den Haag
© Arnaud Roelofsz Den Haag

Introdução

A Antiga Biblioteca é um projeto de estilo renascentista desenhado pelo arquiteto J.A.W.Vrijman, construída entre 1912 e 1925. Após um período de desuso, e de uma reforma importante, foi conferido ao edifício um novo destino, como centro de formação para a indústria de energia no mar, preservando, assim, o edifício histórico e o patrimônio cultural no centro de Delft. O projeto e a realização da obra foram desenvolvidos pela equipe de projeto em colaboração com a equipe de desenho de interiores. Neste documento você pode encontrar mais informações sobre a criação e a realização do projeto.

© Arnaud Roelofsz Den Haag
© Arnaud Roelofsz Den Haag

Explicação

Os princípios de projeto encontram-se na história do edifício como uma biblioteca (prateleiras), as características existentes e originais da arquitetura (pisos do terraço, adornos de gesso no teto e pinturas nas paredes) o problema acústico do edifício, as novas instalações necessárias e, por último, a nova função na indústria offshore (cores, bússolas).

© Arnaud Roelofsz Den Haag
© Arnaud Roelofsz Den Haag

Projeto

As partes interiores adicionadas e móveis integrados possuem um desenho moderno, e os componentes reformados do edifício foram trazidos de volta em suas condições originais com materiais autênticos. A atmosfera e aparência originais do edifício seguem presentes e reconhecíveis. No átrio e nas galerias, um piso de pedra portuguesa foi disposto como bússola. Madeira de carvalho foi utilizada nos pisos, mesas, armários e despensa. O mapa marítimo holandês pode ser reconhecido em impressões na cor azul dos tapetes.

Planta Baixa
Planta Baixa

Instalações

O sistema BaOpt foi implementado no edifício. Uma unidade de tratamento de ar foi colocada no átrio e outra no porão. Este sistema funciona por pressão e cada cômodo demanda que haja um de extração de ar, e outro de fornecimento do mesmo. Assim, foi necessário um mínimo de condutores de ar, que poderiam ser integrados ao mobiliário incorporado ao redor dos radiadores e bancos ao longo das janelas do átrio. Por meio da aplicação dos AHU não foram necessários condutores de ar no térreo e primeiro pavimento, o que fez possível manter todos os tetos de gesso originais intactos.

© Arnaud Roelofsz Den Haag
© Arnaud Roelofsz Den Haag

Acústica

Os charmosos pés direitos altos de 5,35 metros, e de 14,5 no átrio possuíam um tempo de reverberação de 2,5 a 3,5 segundos. O projeto bem elaborado pela equipe de interiores transforma as antigas salas de leitura da biblioteca (áreas tranquilas) em salas de aula sem danificar o teto de gesso. Prateleiras acústicas - em referência à ocupação anterior - cheias de linho, com acabamento em estofado e placas metálicas perfuradas com milhares de buracos por painel, asseguram uma acústica confortável nos espaços de aula. A imagem das placas azuis e avermelhadas escuras refere-se ao desdobramento de uma onda, uma referência sutil à indústria marítima. 

Corte
Corte

Colaboração

A construção e demolição foram iniciadas paralelamente ao projeto. Como resultado, a pressão sobre o processo de desenho era enorme, o que gerou uma demanda de composição de uma equipe de desenho qualificada. A colaboração entre KREUK architectuur, BK. architecten e Stephanie Gieles interieurontwerp é um bom exemplo da união de forças para assumir projetos maiores e mais complexos. Cada escritório trouxe sua própria experiência para elevar a produção a um nível superior. BK. architecten é especialista em trabalhar com imagens em 3D realistas que conferem uma boa perspectiva visual do projeto, tanto para os arquitetos, quanto para o cliente durante todo o processo. Stephanie Gieles interieurontwerp possui muitos anos de experiência com os monumentos e um amplo conhecimento de materiais. KREUK architectuur é forte na comunicação entre cliente, empreiteira e equipe de projeto de interiores, e obteve êxito neste projeto específico para manter uma visão geral. A sinergia entre as três empresas levou ao resultado final, obtido dentro do prazo e orçamento estipulados.

© Arnaud Roelofsz Den Haag
© Arnaud Roelofsz Den Haag

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Raam 180, 2611 WP Delft, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "A Antiga Biblioteca / BK. architecten + Stephanie Gieles Interieurontwerp + KREUK architectuur" [The Old Library / BK. architecten + Stephanie Gieles Interieurontwerp + KREUK architectuur] 29 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792199/a-antiga-biblioteca-bk-architecten-plus-stephanie-gieles-interieurontwerp-plus-kreuk-architectuur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.