Residência U / MATERIA

Residência U / MATERIA - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: MATERIA; MATERIA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  590
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Onnis Luque
  • Equipe De Projeto: Karla Uribe, Hugo Blancas
  • Arquitetos Responsáveis: Gustavo Carmona, Lisa Beltrán
Mais informaçõesMenos informações
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência U está localizada na periferia da Cidade do México, em um terreno montanhoso, próximo de um penhasco e com vista para o Vale do México. A inclinação pronunciada possibilitou uma relação íntima entre os espaços da casa e a topografia do lugar.

© Onnis Luque

O partido questionou a sequencia típica de uma casa, de tal forma que o acesso principal se dá através do terraço para, posteriormente, descender aos espaços privados e sociais da casa. Isto, combinado a um gramado baseado na pré-existência de árvores, emoldura a casa, outorgando-lhe vistas e entradas de luz natural em cada espaço.

© Onnis Luque

A fachada exterior é sóbria e simples, ocultando o interior da casa, evidencia a relação entre a inclinação e o horizonte. Depois de um portal de acesso, uma ponte que estende a transição da rua para converter-se em um observatório. Ao afastar-se da inclinação, a casa reduz o caminho e libera a maior parte da superfície verde.

© Onnis Luque

A escala se torna o núcleo do projeto, atuando como um eixo e um beiral para a luz. Distribui os espaços a todos os níveis fazendo uso dos descansos para emoldurar as vistas. Por isso, se vislumbra desde o interior, a paisagem em diferentes escalas. As marcas se prologam estrategicamente em algumas seções para reduzir a velocidade do passo e permitir um ato mais consciente da transição entre os níveis.

Corte

O nível superior abriga a garagem e o hall de acesso, sendo o seguinte nível inferior, ocupado pelos dois dormitórios, um estúdio, dois banheiros, um dormitório principal com banheiro, um closet privado e um terraço, seguido da sala de estar, de jantar e cozinha. Por último, em um nível semi-enterrado, está a sala de jogos e o acesso para a parte baixa do jardim. 

© Onnis Luque

A materialidade responde a função dos espaços. O concreto é utilizado para todos os volumes que contém a terra e abriga as áreas de serviço. A planta social, de onde se acessa os jardins, se expressa com uma natureza mais pesada, usando uma pedra de cor negra com um padrão de listras que proporciona uma reprodução contínua da luz e da sombra. Os volumes mais altos, que contém os dormitórios, desenham linhas sutis de elementos brancos. O desenho paisagístico foi projetado in situ, deixando que o terreno falasse por si próprio.

© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência U / MATERIA" [Casa U / MATERIA] 22 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791784/residencia-u-materia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.