TUVE / Design Systems

TUVE / Design Systems - Mais Imagens+ 29

  • Equipe De Projeto: LAM, Wai Ming; WONG, Wing Kin Kent; CHU, Wai Fung Phoebe; ZHANG, Xing; CHUNG, Kin Lung Kurt; FANG, Huanhuan
  • Croquis: ZHENG, Jinglu Jada Text: LI, Ka Ling Harriet
  • Cliente: TUVE
Mais informaçõesMenos informações
© Matteo Carcelli

A EXPERIÊNCIA

Este hotel boutique se localiza em uma vizinha local que aproveita a distância moderada, mas conveniente, do centro agitado da cidade, ao mesmo tempo em que oferece uma autêntica experiência de Hong Kong, com restaurantes locais, mercados, edifícios antigos, templos e a paisagem da ilha de Hong Kong ao longo dos trens. O hotel está destinado a ser um escape da aceleração dos arredores e do caos cotidiano. É um mundo de tranquilidade na chegada e entrada dos viajantes no espaço.

© Matteo Carcelli

A experiência íntegra do hotel, de acordo com o site oficial e os meios sociais, é formada pelo descobrimento espacial encarna e manifesta a estética e a poética fundamental à filosofia do hotel, que é um tipo de beleza oculta a ser descoberta e apreciada com o coração e a mente.

Imagem conceito

REFINAMENTO

O cliente queria diferenciar este hotel boutique, criando uma compreensão alternativa da experiência, nos abstendo de utilizar os materiais e móveis mais exóticos e caros para criar um hotel de luxo, porque o término 'luxo' tem se vulgarizado muito na atualidade. Pelo contrário, preferimos 'refinamento', outra forma de beleza que vai mais além da superfície. 

© Matteo Carcelli

As texturas dos materiais representam uma variedade de traços. Sua combinação confere uma forma ao caráter do nosso desenho. Para este hotel, optamos por utilizar materiais relativamente comuns como o concreto, aço galvanizado, bronze, madeira de carvalho e vidro. O desafio é melhorar a beleza natural dos materiais e desencadear as possibilidades de desenho e o fazemos mediante a exploração de texturas com técnicas de tratamento de superfície e com o uso da iluminação. 

© Matteo Carcelli

REVELAÇÃO DA BELEZA ESCONDIDA COM ILUMINAÇÃO E DETALHES

A luz é uma linguagem de desenho universal que é capaz de induzir a ressonância emocional dos viajantes de todas as culturas e gêneros. Natural ou artificial, é o meio que permite aos materiais expressarem suas qualidades especiais: revelar texturas, brilhar, projetar sombras. No hall de recepção, as curvas naturais do mármore branco se fundem com as sombras listradas da divisória para produzir uma composição vibrante. E para o muro de GRC pré-fabricado (concreto reforçado com vidro) no corredor de entrada, suas costuras matizadas e contorno se fazem visíveis somente com a iluminação ascendente desde o rodapé.

© Matteo Carcelli

Em todo o hotel existe implícita uma atitude - pensamento, arte e personagens fundamentais aos nossos desenhos. Desenhamos todos os detalhes expostos com refinamento, nosso toque de 'peculiaridade'. Em cada detalhe existem traços de artesanato que, em silêncio, contam uma história de si mesmos, dos seu atributos, como foram feitos e como interagem entre si ou com as pessoas com as quais eles se encontram. Isto pode ser visto nas superfícies de bronze na recepção e no banheiro que brilham parcialmente como um espelho devido aos toques e polimentos cotidianos, enquanto o resto das superfícies, recém utilizadas, se deixam oxidar. As marcas humanas na obra convertem-se, pouco a pouco, em um traço natural nos padrões. Ao formular e elaborar exclusivamente um conjunto completo de detalhes especialmente desenhados - inclusive tão pequenos como um gancho de pendurar uma toalha ou o batente da porta - temos a intenção de transmitir a atenção e refinamento do hotel. 

© Matteo Carcelli

PERCURSO DO DESDOBRAMENTO

Todo o desenho pode ser descrito como um caminho de desenvolvimento em ambos sentidos, físico e psicológico. A entrada em um espaço pode ser comparada a abertura de uma porta. Este ritual de abertura é um momento de surpresa, uma efervescência de emoções. Para este movimento de exploração do hotel, criamos uma sequencia de cenas fantásticas, a partir da chegada dos clientes através da porta de entrada, ao corredor solene; através do elevador, do hall de recepção e o tranquilo hall do elevador no nível da habitação. Esta coreografia de surpresas espaciais prepara os clientes para a habitação, o destino final. A habitação parece vazia, a princípio, como uma caixa no centro do cenário. Ao descobrir os espaços e detalhes por camadas, os clientes poderão descobrir o refinamento do hotel e sua beleza oculta, por isso a estância é uma experiência de encontros.

Imagem conceito

A série de revelações fortuitas apela ao consciente e subconsciente, com cada detalhe inculcando o tato e a aura distinta do hotel. Através da disposição meticulosa de elementos de desenho, esperamos invocar um sentido de descobrimento, para criar uma experiência memorável de hotel com ondas de sentimentos, ondas de prazer.

© Matteo Carcelli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:16 Tsing Fung St, Causeway Bay, Hong Kong (RAE)

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "TUVE / Design Systems" [TUVE / Design Systems] 30 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791772/tuve-design-systems> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.