Memorial El Litre / Matías Leyton

Memorial El Litre / Matías Leyton - Mais Imagens+ 25

Romeral, Chile
  • Principal: Projeto de Graduação da Escola de Arquitetura, Universidade de Talca
  • Professor Tutor: Andrés Maragaño Leveque
  • Inspeção Técnica De Obra: Diego Espinoza F.
  • Financiamento : Contribuições e Doações
  • Contribuintes: Benito Celis, Hugo Suárez, Antonieta López, Miguel Ángel Leyton, Diego Leyton, Manuel Díaz, Jorge Rojas, Marcos Rojas, Rodrigo Lobito, Juan Leyton, Loreto Godoy, Francisco Concha. Photography: Matías Leyton, Antonieta López.
  • Custo Total: $ 1.640.000
  • Arquiteto Responsável: Matías Leyton
  • Cidade: Romeral
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Memorial El Litre é uma obra que se encontra no processo de titulação da Escola de Arquitetura da Universidade de Talca. Localizado ao Norte de Maule, no vilarejo de "Los Queñes”, o trabalho se detém numa das principais relações que dotam de identidade o lugar ao longo de sua história: a ponte como o fio condutor e infraestrutura pública que permite o acesso ao povoado, e ao mesmo tempo o rio, como unidade de paisagem que permite diferentes atividades, principalmente de balneário.

Esquema

A obra está localizada nas ruínas do que foi a primeira ponte de entrada, o que deu início a esta relação entre ponte e rio, sendo além disso o setor onde se estabeleceria o principal balneário dos primeiros habitantes e visitantes do povoado. É por isto que a intervenção é planejada como o resgate de uma ruína que, além de evocar o passado, permite recompor a memória coletiva valorizando a base estrutural e dando destaque a uma peça viária abandonada.

© Matías Leyton, Antonieta López.

Neste exercício de recuperação do patrimônio, se projeta intervir na ruína de uma história já acabada para dar uma nova vida em sua renovada funcionalidade, devolvendo sua origem primogênita como espaço público.

Corte
Planta Baixa
Corte

Sob a valorização desta peça, o habitar funciona como processo de reparação, sugerindo como principais ações de projeto a extração e limpeza dos elementos, primeiro para baixar e habitar o coração da ruína e então relevar e evidenciar o oculto, situando a ruína como matéria prima em sua condição atual, e não como mero monumento do passado.

© Matías Leyton, Antonieta López.

Em uma tentativa de preservar e proteger o local, o contraste aparece como o eixo central da proposta para se diferenciar tanto em matéria, gesto e altura da construção original, respeitando a glória e a força do monumento como estribos de uma ponte extinta há muito tempo. A obra planeja a conservação desta peça através de limites que não toquem o antigo, deixando a escadaria como principal elemento integrador de ambas linguagens e elemento detonador de novos percursos.

© Matías Leyton, Antonieta López.

Finalmente, para enfatizar a ação de extrair, um mecanismo de borda é criado no perímetro da intervenção. Através de 104 pilares de madeira, se estrutura um sistema que permite conter a terra, além de resguardar e configurar um espaço de silêncio ao redor do monumento. Esta nova borda guia e acompanha percurso do entorno da ruína e serve de espaço para uma pausa antes de descer ao rio. 

© Matías Leyton, Antonieta López.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Romeral, Romeral, VII Región, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Memorial El Litre / Matías Leyton" [El Litre Memorial / Matías Leyton] 20 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791476/memorial-el-litre-matias-leyton> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.