Hotel Punta Sirena / WMR Arquitectos

Hotel Punta Sirena / WMR Arquitectos - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: WMR Arquitectos; WMR Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sergio Pirrone
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  B&P, Behr, Ceresita, Codelpa, Indalum, Scanavini, Steelock
© Sergio Pirrone

Descrição enviada pela equipe de projeto. O hotel Punta Sirena está destinado principalmente ao esporte aquático de kitesurf e a recreação em geral. 

Fachada Norte

Localizado na praia de Curanipe, na região de Maule, o edifício está elevado do solo para evitar danos excessivos em caso de um possível maremoto/tsunami. O projeto trabalha com a ideia de uma estrutura de árvore: grandes fundações com muito peso e pilares esbeltos que possuem resistência contra água.

Corte

Na parte pública se trabalha com 100% de superfície envidraçada para que, em caso de algum desastre natural, os vidros se quebrem e não alterem o esqueleto principal. Esta medida foi tomada para facilitar a reparação da estrutura e não em relação a segurança das pessoas que têm a obrigação de evacuar o edifício.

© Sergio Pirrone

A encomenda consistia em: 12 suítes, 3 dormitórios compartilhados, restaurante, cozinha, área administrativa, sala de ioga, loja, área de serviço, depósito para equipamentos de windsurf e kitesurf.

Fachada Oeste

A distribuição é definida no primeiro andar em meio ao volume central destinado ao restaurante. Procura-se configurar um pátio central sem vento (vento sul, conhecido como surazo). Tal pátio se configura entre o volume do restaurante e o da escola de windsurf e kitesurf (projeto).

© Sergio Pirrone

No nível superior são reconhecidas 3 direções de vista à baía: a onda, ao sul, a baía próxima, ao norte, e a baía completa também ao norte (Curanipe). Estas vistas deformam a geometria da planta superior em três volumes com direções diferentes. As circulações verticais e a sala multiuso (ioga) localizam-se onde convergem os 3 corpos. Todas as circulações são exteriores.

© Sergio Pirrone

O hotel foi projetado com um módulo de 4m X 4m feito em madeira de pinos. Todo o esqueleto estrutural (pilares e vigas) fica exposto, tratado com carbolíneo (cor preta). As fachadas estão moduladas de metro em metro feitas com a mesma estrutura aparente. Entres elas colocou-se ripas de eucalipto criando uma estética interessante no momento em que se acende as luzes durante a noite.

© Sergio Pirrone

As paredes e o teto são finalizados com tábuas de 1X8" sem acabamento e piso de madeira de pinos.

Foi considerada uma materialidade muito simples (madeira) e mão de obra local (muito econômica) o que permitiu construir sem maiores inconvenientes ou soluções sofisticadas.

© Sergio Pirrone

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Curanipe, Pelluhue, Maule, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Punta Sirena / WMR Arquitectos" [Hotel Punta Sirena / WMR Arquitectos] 13 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791119/hotel-punta-sirena-wmr-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.