Galeria de Arte e Vidro & Residência / Jun Murata

Galeria de Arte e Vidro & Residência / Jun Murata - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Jun Murata; Jun Murata
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  99
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DN Lighting, Nippo
Cortesia de Jun Murata

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado numa área próximo ao Rio Yamato, em Osaka. O edifício existente está em uma esquina de uma área residencial. O cliente é proprietário de uma loja de antiguidades com uma galeria na área central de Osaka. Esta localização também é próxima ao Aeroporto de Kansai, conveniente para o cliente que frequentemente viaja a trabalho.

Cortesia de Jun Murata

Do ponto de vista orçamentário, e pelo fato do cliente não ser japonês, foi uma escolha conveniente comprar um edifício existente e reformá-lo. Entre as premissas, estava projetar espaços de armazenamento maiores do que o existente, um pequeno espaço expositivo, e um confortável espaço para trabalhar e descansar.

Diagrama Axonométrico

Além disto também foi necessário obras para garantir a habitabilidade do primeiro pavimento. A rua frontal é bastante movimentada com caminhões em direção ao porto de Osaka, configurando um ambiente de fluxo e vibração contínua.

Cortesia de Jun Murata

Não haviam aberturas na fachada sul e oeste - onde estão os vizinhos - e foi possível trazer luz natural apenas pela fachada leste. Isso exigiu um planejamento de iluminação efetiva, após a consideração da parede externa revestida com padronagens prateadas.

Fácil manutenção, assim como resistência a terremotos, isolamento acústico e boa iluminação também eram necessários, fazendo com que blocos quadrados de vidro fossem adotados na fachada do primeiro pavimento.

Cortesia de Jun Murata

Vários blocos de vidro translúcidos, opacos e com padrões variados foram dispostos seguindo uma regra de desenho, trazendo luz e sombras para o espaço interno.

Planta

O primeiro pavimento é dividido em showroom e sanitário. A coleção do cliente de obras de vidro e antiguidades são expostos em uma fenda em forma de 'L' na parede divisória com o armazenamento. A superfície do espelho em frente da fenda faz com que a luz fosse amplificada, e uma luz suave é produzida suavemente no interior. No segundo andar, há espaços de armazenamento reunindo coleções de antiguidades, e no terceiro andar, há um espaço privado para uma estadia confortável.

Cortesia de Jun Murata

Luz indireta na parte superior de uma fenda e seu núcleo ilumina o interior durante a noite, e uma bela expressão aparece na penumbra criando a cena como um cristal. 

Cortesia de Jun Murata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Galeria de Arte e Vidro & Residência / Jun Murata" [Glass Art Gallery & Residence / Jun Murata] 16 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791088/glass-art-gallery-and-residence-jun-murata> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.