Residencial Glanhof 1 / Architects Collective

Residencial Glanhof 1 / Architects Collective - Imagem 2 de 26Residencial Glanhof 1 / Architects Collective - Imagem 3 de 26Residencial Glanhof 1 / Architects Collective - Imagem 4 de 26Residencial Glanhof 1 / Architects Collective - Imagem 5 de 26Residencial Glanhof 1 / Architects Collective - Mais Imagens+ 21

Klagenfurt am Wörthersee, Áustria
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Equipe: Richard Klinger, David Lieser, Martin Schorn, David Selensky
  • Arquiteto Executivo: Architekturbüro Müller & Hohenwarter
  • Tecnologia Construtiva: TB Decleva / Immosolar

  • Projeto Estrutural: DI Jürgen Freller ZT GmbH
  • Cliente: Kärntner Siedlungswerk (KSW)
  • Cidade: Klagenfurt am Wörthersee
  • País: Áustria
Mais informaçõesMenos informações
Residencial Glanhof 1 / Architects Collective - Imagem 9 de 26
Cortesia de Architects Collective

Arquitetura Contemporânea

O Glanhof é um complexo de apartamentos em altura com 150 unidades no centro de Klagenfurt, Áustria. Se chama assim por sua localização junto ao Rio Glan e na disposição de três estruturas dos edifícios que rodeiam um pátio verde e ensolarado. Na primeira fase, uma grande estrutura foi construída ao longo da Rua Pischeldorfer, que pode ser acessada através de uma varanda de numa fachada única, com um ziguezague geométrico irregular que integra centenas de elementos fotovoltaicos. Os apartamentos subsidiados possuem de 50 a 75 m² e dispõem de até 15 m² de grandes varandas voltadas para o pátio. Parte do conceito de energia do projeto quase autossuficiente é o reservatório geotérmico de água salina que armazena o excesso de energia solar a partir da instalação fotovoltaica durante os meses ensolarados. 

Residencial Glanhof 1 / Architects Collective - Imagem 13 de 26
Cortesia de Architects Collective

Geometria Solar

Os sistemas fotovoltaicos eram negligenciados e frequentemente podem ser encontrados escondidos nas coberturas, antes de se converterem numa parte integral da arquitetura. O desenho solar para o Glanhof 1 integra painéis fotovoltaicos na fachada de vidro ao longo da rua por ser uma maneira eficiente de gerar energia e uma alternativa de economia de recursos de fachada ao mesmo tempo - criando um benefício extra ao fazer do edifício praticamente autônomo em termos energéticos.

Residencial Glanhof 1 / Architects Collective - Imagem 24 de 26
Corte

O edifício com 53 apartamentos parece flutuar na parte superior do térreo envidraçado que conta com áreas comuns, como uma cafeteria, um estacionamento de bicicletas; é um ponto de reunião de várias gerações. Ao mesmo tempo, esta área separa o pátio ajardinado do pátio de recreação ao longo da rua onde se encontra a entrada de pedestres e garagem no subsolo. A partir da rua e da garagem, os residentes caminham pelos quatro pavimentos de apartamentos sobre duas escadarias generosas em uma varanda de acesso.

Residencial Glanhof 1 / Architects Collective - Imagem 7 de 26
Cortesia de Architects Collective

Espaço de Encontro de Múltiplas Gerações

O residencial Glanhof 1 consiste de solteiros, idosos e famílias. O projeto cumpre com os requisitos dos idosos e ao mesmo tempo, une as pessoas mais jovens no complexo de apartamentos. Na primeira fase, 16 unidades com 50 m² foram construídas para a vida assistida e estão equipadas com um sistema de chamada de emergência 24 horas. Estão conectados por um sensor que permite o acesso de camas de hospital ao centro da terceira idade e sala de reuniões no térreo.

Residencial Glanhof 1 / Architects Collective - Imagem 20 de 26
Planta

Quase energeticamente autônomo

Os módulos fotovoltaicos são parte do conceito global de energia do complexo de apartamentos. A maior parte da água quente e calefação é produzida por um sistema de painéis solares na cobertura, um sistema de bomba de calor e um reservatório térmico. Os elementos fotovoltaicos também estão conectados diretamente à bomba de calor, aumentando significativamente a eficiência global do sistema. O excesso de energia solar é armazenada em um depósito geotérmico de água salina durante os meses ensolarados. Esta energia é então liberada durante os meses frios e acoplada no sistema de bomba de calor para ser utilizada na calefação.

Residencial Glanhof 1 / Architects Collective - Imagem 5 de 26
Cortesia de Architects Collective

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pischeldorfer Str. 53, 9020 Klagenfurt am Wörthersee, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residencial Glanhof 1 / Architects Collective" [Glanhof 1 / Architects Collective] 08 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790905/glanhof-1-architects-collective> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.