Galeria Dumbo / Giugliani Arquitetos

Galeria Dumbo / Giugliani Arquitetos - Corrimão, VigaGaleria Dumbo / Giugliani Arquitetos - Imagem 3 de 20Galeria Dumbo / Giugliani Arquitetos - MesaGaleria Dumbo / Giugliani Arquitetos - Viga, CorrimãoGaleria Dumbo / Giugliani Arquitetos - Mais Imagens+ 15

Porto Alegre, Brasil
  • Arquitetos: Giugliani Arquitetos; Giugliani Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  82
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fiorio Iluminação, Luzes do Mundo
  • Projeto De Instalações: Arq. Conrado Kalil
  • Projeto De Iluminação: FOS Lighting Studio
  • Construção: CAK Construções ltda.
  • Marcenaria: Móveis Wolf
  • Colaboração Artística: Melina Toffanello
  • Autores: Arq. Bruno Giugliani, Arq. Karen Bammann Giugliani
  • Colaboradores: Arq. Lívia Bertotto Lopes, Arq. Roberta Cezar, Arq. Pedro de Oliveira Terra, Acad. Luciana Tacca
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Galeria Dumbo / Giugliani Arquitetos - Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Recebemos no escritório a encomenda de um cliente com o objetivo de montar uma Galeria de arte pop e contemporânea em um mall de rua em Porto Alegre. O espaço destinado ao projeto permitiu desenvolvermos com radicalismo o espírito urbano e informal da galeria. Para isso, nossa proposta tratou principalmente de garantir as instalações e comodidades mínimas para a ocupação do espaço, com o objetivo de construir um “vazio”. Esta ideia de um espaço impreciso, genérico e flexível ficou materializada nas alvenarias de blocos de concreto aparentes, nos perfis de aço e nas instalações expostas. Dentro deste contexto construído, inserimos alguns poucos elementos pontuais capazes de sugerir os usos e atividades.

Galeria Dumbo / Giugliani Arquitetos - Mesa
© Marcelo Donadussi
Galeria Dumbo / Giugliani Arquitetos - Mesa
© Marcelo Donadussi

O programa distribui-se em dois níveis, com áreas mais comerciais no térreo e com o mezanino devendo receber acervos especiais ou exposições temporárias. A concentração das atividades e do mobiliário em um eixo central nos permitiu liberar 100% da superfície das paredes para a exposição das obras. Desse modo, todos os espaços se desenvolvem linearmente desde a fachada até o limite posterior da loja, cuja profundidade é intensificada com o uso da cor preta na parede do fundo. Junto à vitrine, uma espécie de área “estar” com pé-direito duplo recepciona os visitantes, permitindo uma primeira interação com o espaço da galeria. O sofá, criação da artista plástica Melina Toffanello, e o tapete com grafismo personalizado por nós dão o tom deste ambiente. 

Galeria Dumbo / Giugliani Arquitetos - Janela, Viga
© Marcelo Donadussi
Corte

O mobiliário proposto em marcenaria acena para a flexibilidade do layout, valendo-se de móveis soltos, ou sobre rodas. Dominando o espaço central está uma grande mesa em madeira de pinus natural, desenhada para ser uma versátil superfície de trabalho, devendo suprir a maior parte das necessidades do proprietário, desde a embalagem dos quadros, recuperação dos mesmos, molduras, reuniões, etc. A madeira é o único material cuja presença é marcante no caráter do espaço, aparecendo também no piso. 

Galeria Dumbo / Giugliani Arquitetos - Imagem 3 de 20
© Marcelo Donadussi
Galeria Dumbo / Giugliani Arquitetos - Mesa, Dormitório
© Marcelo Donadussi

A iluminação foi fundamental para a configuração do espaço, agregando  dramaticidade com a possibilidade de gerar várias cenas. Projetores em trilhos também permitiram ao projeto acompanhar as constantes mudanças na posição dos quadros, situação inerente à dinâmica da galeria. A temperatura de cor das lâmpadas foi cuidadosamente estudada com objetivo duplo: criar uma atmosfera aconchegante e permitir uma boa reprodução de cor para quem visualiza as obras. Na fachada junto ao passeio do mall, um backlight minimalista exibe a marca em preto e branco, contrastando com o visual colorido do interior.

Galeria Dumbo / Giugliani Arquitetos - Viga, Corrimão
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Galeria Dumbo / Giugliani Arquitetos" 02 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790627/galeria-dumbo-giugliani-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.