Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin

Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin - Imagem 2 de 46Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin - Imagem 3 de 46Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin - Imagem 4 de 46Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin - Imagem 5 de 46Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin - Mais Imagens+ 41

Gwangju, Coreia do Sul
Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin - Imagem 2 de 46
© Park Wan-soon

Descrição enviada pela equipe de projeto. As casas dos nossos ancestrais eram construídas sobre terrenos planos. Estes lugares eram como pequenos espaços confidenciais para cada família baseados na filosofia de Confúcio, na geomancia entre a relação ética de marido e mulher. As cidades modernas, por outro lado, desejam terrenos ao mar, destruindo a natureza preservada durante séculos e produzindo solos artificiais com o objetivo de aumentar a porção útil para o desenvolvimento da vida humana. 

Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin - Imagem 3 de 46
© Park Wan-soon

Séries de casas desarticuladas com o mesmo padrão e com novas direções outorgadas alinham-se na rua em um novo complexo habitacional em Suwan-dong, da ciudad Gwangju, que é parte da Província de Jeollanam, local onde este projeto está localizado. O terreno aberto, que descansa no limite da rua, representava um desafio para o proprietário, que procurava construir um lar cômodo e privado, dentro de um bairro onde o pedido de reduzir ao mínimo os muros e grades parecia uma solicitação desconsiderada.

Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin - Imagem 4 de 46
© Park Wan-soon
Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin - Imagem 24 de 46
Planta baixa - primeiro pavimento
Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin - Imagem 8 de 46
© Park Wan-soon

O processo de inserir 'uma história secreta e privada do indivíduo dentro da casa' começou inserido nos espaços comuns interiores jardins com alta densidade. Em vez de projetar um jardim central compartilhado, rodeado por uma moldura espacial, esta casa oferece aos membros da família vários microcosmos ajardinados no seu interior. Células compostas individualmente derivam em várias experiências visuais no exterior, enquanto no interior, o padrão que os espaços seguem propõe categorias que respondem ao comportamento e personalidade dos usuários. 

Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin - Imagem 43 de 46
Diagrama

O caráter de cada superfície oferece um percurso espacial contínuo, repleto de histórias e comportamentos gerados pelo mesmo espírito da cobertura, enquanto a relação fragmentada e furtiva entre a casa e o centro da cidade (perspectiva íntima) operará como um marco flexível para manter a consciência do processo de concepção da casa. A arquitetura deveria funcionar como um recinto receptor que pode garantir a individualidade dos usuários mas não se torna um local fechado onde eles se isolem da vida comunitária.

Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin - Imagem 16 de 46
© Park Wan-soon

O espaço confidencial interior continuará transformando-se e criando padrões dramáticos em cada pequeno mundo condensado que se apresente. 

Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin - Imagem 11 de 46
© Park Wan-soon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin" [Cosmos Intime / L'EAU design + Kim Dong-jin] 02 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790559/cosmos-intime-leau-design-plus-kim-dong-jin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.